Uncoartrose cervical: o que é, principais sintomas e tratamento

Saúde
18 de Agosto, 2022
Uncoartrose cervical: o que é, principais sintomas e tratamento

Quando há um desgaste na articulação da coluna cervical temos um caso de uncoartrose cervical. Estamos falando de um processo degenerativo natural e progressivo, ou seja, ele faz parte do envelhecimento natural das nossas articulações. Mas, existem alguns hábitos que podem agravar o quadro e demandar tratamentos específicos. Entenda a seguir.

Principais sintomas da uncoartrose cervical

Dor e sensação de queimação na região cervical são os primeiros sintomas da uncoartrose cervical. Já em casos graves, o paciente pode apresentar sintomas mais severos, como dor irradiada para os braços, formigamento e dificuldade de realizar movimentos finos (movimentos finos são aqueles que envolvem pequenos músculos, como da palma e dos dedos da mão – por exemplo, usar uma tesoura).

Tratamento

Controlar a dor e corrigir a postura são os principais objetivos do tratamento inicial da uncoartrose cervical. Assim, para isso o médico pode receitar medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além de indicar fisioterapia.

Além disso, há casos que demandam cirurgia. Isso ocorre em situações mais graves, para descomprimir componentes nervosos que acabam sendo acometidos pela condição.

Leia também: Yoga para a coluna: Benefícios e melhores posturas para aliviar dores nas costas

O que pode causar?

A uncoartrose cervical trata-se de um tipo de artrose, que nada mais é do que o processo degenerativo de uma articulação. Por isso, como mencionado anteriormente, o próprio envelhecimento nos leva a essa condição de maneira natural.

Mas também há casos de pré-disposição genética para a uncoartrose cervical. E ainda vale o alerta de que hábitos ruins de postura e ergonomia podem acentuar a progressão do quadro. Por isso, é fundamental a atenção a detalhes da rotina, como a posição de trabalho e o manuseio de objetos.

Para quem trabalha sentado, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) indica o uso de cadeiras com encosto adequado e que apoie o dorso. Já os pés devem ficar apoiados no chão ou em um suporte apropriado. O cuidado é manter os joelhos em um ângulo maior que 90°. E os punhos devem ficar em posição reta ao digitar no computador.

Atenção também ao uso do celular. Aqui a dica é evitar excessos e manter a tela na altura dos olhos, evitando inclinar a cabeça para frente. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a leitura no equipamento não deve ultrapassar 20 minutos seguidos.

Fonte: Dr. Bruno Vieira Motter (CRM 142047), ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia da coluna vertebral. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), do grupo de cirurgia de coluna da Faculdade de Medicina do ABC e preceptor da residência de Ortopedia e do grupo de cirurgia de coluna da Faculdade de Medicina do ABC

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

homem sentado na cama, ao lado da cabeceira, com as mãos na cabeça, tendo dificuldade para dormir
Bem-estar Saúde Sono

Dormir mal pode estar te deixando doente? Estudo relaciona a qualidade do sono com doenças crônicas

A irregularidade do sono está diretamente relacionada ao risco aumentado de doenças crônicas, como obesidade.

bruxismo
Saúde

Bruxismo: será que você tem? Veja principais tratamentos

Bruxismo, o ato involuntário de ranger os dentes, pode afetar até quem não imagina conviver com ele. Veja como descobrir se é o seu caso

Por quanto tempo tomar coenzima Q10
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar coenzima Q10?

A falta de coenzima Q10 pode desencadear sintomas como perda de massa muscular, dificuldades de concentração e cansaço excessivo