Uncoartrose cervical: o que é, principais sintomas e tratamento

Saúde
18 de Agosto, 2022
Uncoartrose cervical: o que é, principais sintomas e tratamento

Quando há um desgaste na articulação da coluna cervical temos um caso de uncoartrose cervical. Estamos falando de um processo degenerativo natural e progressivo, ou seja, ele faz parte do envelhecimento natural das nossas articulações. Mas, existem alguns hábitos que podem agravar o quadro e demandar tratamentos específicos. Entenda a seguir.

Principais sintomas da uncoartrose cervical

Dor e sensação de queimação na região cervical são os primeiros sintomas da uncoartrose cervical. Já em casos graves, o paciente pode apresentar sintomas mais severos, como dor irradiada para os braços, formigamento e dificuldade de realizar movimentos finos (movimentos finos são aqueles que envolvem pequenos músculos, como da palma e dos dedos da mão – por exemplo, usar uma tesoura).

Tratamento

Controlar a dor e corrigir a postura são os principais objetivos do tratamento inicial da uncoartrose cervical. Assim, para isso o médico pode receitar medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, além de indicar fisioterapia.

Além disso, há casos que demandam cirurgia. Isso ocorre em situações mais graves, para descomprimir componentes nervosos que acabam sendo acometidos pela condição.

Leia também: Yoga para a coluna: Benefícios e melhores posturas para aliviar dores nas costas

O que pode causar?

A uncoartrose cervical trata-se de um tipo de artrose, que nada mais é do que o processo degenerativo de uma articulação. Por isso, como mencionado anteriormente, o próprio envelhecimento nos leva a essa condição de maneira natural.

Mas também há casos de pré-disposição genética para a uncoartrose cervical. E ainda vale o alerta de que hábitos ruins de postura e ergonomia podem acentuar a progressão do quadro. Por isso, é fundamental a atenção a detalhes da rotina, como a posição de trabalho e o manuseio de objetos.

Para quem trabalha sentado, por exemplo, a Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT) indica o uso de cadeiras com encosto adequado e que apoie o dorso. Já os pés devem ficar apoiados no chão ou em um suporte apropriado. O cuidado é manter os joelhos em um ângulo maior que 90°. E os punhos devem ficar em posição reta ao digitar no computador.

Atenção também ao uso do celular. Aqui a dica é evitar excessos e manter a tela na altura dos olhos, evitando inclinar a cabeça para frente. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a leitura no equipamento não deve ultrapassar 20 minutos seguidos.

Fonte: Dr. Bruno Vieira Motter (CRM 142047), ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia da coluna vertebral. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), do grupo de cirurgia de coluna da Faculdade de Medicina do ABC e preceptor da residência de Ortopedia e do grupo de cirurgia de coluna da Faculdade de Medicina do ABC

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas