Treino de Tatá Werneck: confira o método para ter um ‘abdômen trincado’
Aos 39 anos, a atriz e comediante Tatá Werneck tem impressionado os seguidores com sua rotina de treino. Para conseguir os resultados esperados, desde janeiro, ela conta com o apoio do treinador Fábio Tostes, que, em uma entrevista, contou um pouco mais sobre a técnica que ajudou a comediante a conquistar a forma física, especialmente seu ‘tanquinho’, que tem chamado atenção nas redes sociais.
Segundo ele, Tatá Werneck é adepta ao protocolo Tabata, que consiste em um treino que trabalha e desenvolve as aptidões cardiorrespiratória e de força e resistência simultaneamente em um curto espaço de tempo. Em um vídeo postado em seu Instagram, a atriz demonstrou seu bom humor ao registrar parte do treino. Confira!
Ver essa foto no Instagram
Veja também: Mel Maia mostra parte do seu treino de pernas. Como fazer?
Treino de Tatá Werneck: Afinal, o que é o protocolo Tabata?
O método de treinamento utilizado por Tatá foi criado pelo pesquisador japonês Izumi Tabata e tem uma intensidade tão alta que chega a ser exaustivo e por isso, não pode ser feito por iniciantes e só deve ser praticado por quem tenha feito uma avaliação física completa, que esteja em boas condições físicas.
Assim, o Tabata pode ser feito na esteira, com agachamentos, flexões de braços, corda e abdominais. Porém, é necessário executar o máximo de repetições que conseguir em 8 séries de 20 segundos. Entre uma série e outra, existe um intervalo de apenas 10 segundos, totalizando 4 minutos ao final do treino. Ou seja, as sessões são curtas e com pouco tempo de descanso.
Intensidade da atividade física
Conhecido por turbinar os resultados, o método Tabata também pode ajudar a queimar muitas calorias. Mas para atingir esses resultados, é necessário estar disposto a utilizar o máximo de intensidade na atividade física. Dessa forma, o protocolo exige boa parte da capacidade cardíaca e é indicado apenas para pessoas que já possuem um condicionamento físico elevado.
Por fim, Fábio explica que não existe fórmula mágica, apesar dos benefícios do protocolo Tabata. Por isso, é importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo boas escolhas na alimentação e acompanhamento médico.
“Nenhum exercício localizado, elimina gordura localizada. Isso é uma verdade que pouca gente fala. Não adianta fazer 250 mil abdominais localizados que não vão fazer efeito. O processo de emagrecimento é multifatorial: treino intenso e alimentação ajustada para ter um déficit calórico, ou seja, comer menos e gastar mais energia”, conta o treinador.