Treino de apenas 15 minutos pode fortalecer a imunidade, aponta estudo

Bem-estar Movimento Saúde
09 de Abril, 2024
Treino de apenas 15 minutos pode fortalecer a imunidade, aponta estudo

Anda sem tempo para se exercitar? Agora não existem mais desculpas. Um novo estudo apresentado no American Physiology Summit, na Califórnia, indica que um treino de apenas 15 minutos, em intensidade moderada, é o suficiente para fortalecer a imunidade. 

Os pesquisadores apresentaram as constatações na reunião anual da American Physiological Society (APS). O evento aconteceu em Long Beach entre os dias 4 a 7 de abril. Eles demonstraram que até mesmo os treinos mais curtos são capazes de aumentar os níveis de células assassinas naturais (NK – do inglês natural killers). Elas recebem esse nome porque podem identificar e matar células mais perigosas mesmo sem a exposição prévia a patógenos anormais.

A explicação, segundo os especialistas, está no poder do exercício físico de aumentar a quantidade de células NK na corrente sanguínea, o que proporciona uma imunidade aumentada.

Essas células funcionam como um tipo de glóbulo branco e estão presentes na defesa de primeira linha do sistema imunológico. Portanto, o trabalho nas NKs é destruir células infectadas, incluindo as cancerígenas. 

“A mobilização de mais destas células pode proteger o corpo contra infecções, reduz a probabilidade de desenvolver certas doenças e ajuda a melhorar os resultados das doenças, controlando as infecções de forma mais eficaz”, explicou Rebekah Hunt, candidata a doutorado na Universidade de Houston e primeira autor do estudo.

Leia também: Treinar musculação todos os dias é saudável? Dicas

Treino de 15 minutos: Detalhes do estudo

Para chegar até a comprovação da ação das células assassinas, os pesquisadores contaram com um grupo de 10 voluntários com idades entre 18 e 40 anos. Assim, os participantes foram submetidos a exercícios em uma bicicleta ergométrica por 30 minutos, em atividade moderada. 

Os cientistas coletaram amostras de sangue dos voluntários antes e depois do treino de 15 e 30 minutos. Dessa forma, a pesquisa comprovou que os níveis de célula NK tiveram aumento após 15 minutos de exercício. Os níveis se mantiveram mesmo após 30 minutos de ciclismo. 

Por fim, a descoberta pode incentivar a prática de exercícios físicos mesmo para quem dispõe de pouco tempo para treinar, mas pode obter benefícios para a saúde imunológica com treinos mais curtos. 

Veja também: Treino de 30 minutos: conheça 6 modalidades que vão além da musculação

American Physiology Society

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

médico escutando batimentos cardíacos de um paciente com um estetoscópio
Saúde

Biomarcadores no sangue ajudam a identificar risco de AVC em pessoas com fibrilação atrial

Pesquisa dos Estados Unidos mostra que quatro biomarcadores presentes no sangue refletem maior sobrecarga cardíaca, inflamação e coagulação

bebês ozempic
Saúde

‘Bebês Ozempic’: medicamento pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

treinar de manhã
Bem-estar Movimento

6 passos para pegar gosto em treinar de manhã

Com essas dicas você poderá começar o dia priorizando a sua saúde. Confira!