Treinar aos finais de semana pode ser tão eficaz quanto diariamente

Bem-estar Movimento
16 de Setembro, 2022
Treinar aos finais de semana pode ser tão eficaz quanto diariamente

Com a rotina agitada do dia a dia, encontrar um horário durante a semana para encaixar o treino pode ser difícil. Isso porque, combinar trabalho, estudos, alimentação saudável e prática de exercícios demanda organização e tempo. Porém, a boa notícia é que você pode treinar aos finais de semana e ter bons resultados da mesma forma. 

É o que diz uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association Internal Medicine. Mas para compensar a falta de atividade física que o corpo precisa durante a semana, você deve caprichar no treino.

O que diz a pesquisa sobre treinar aos finais de semana?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores contaram com a participação de mais de 350 mil adultos que foram acompanhados durante 10 anos. Vale lembrar que todos eles eram saudáveis e não tinham doenças crônicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é que os adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade moderada a intensa ou 75 a 130 minutos de atividade muito intensa toda semana.   

Leia também: Combinar exercícios de força e aeróbicos pode reduzir mortalidade por câncer em 28%

Assim, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: os que estavam seguindo a recomendação semanal de exercícios físicos, e os sedentários. Os que seguiram o critério da OMS foram divididos em um novo grupo, levando em consideração quantas vezes eles treinavam por semana, seja uma, duas, três ou mais.

Os resultados mostraram que, tanto os que se exercitavam regularmente quanto os que treinavam apenas no final de semana, têm menos chances de mortalidade comparado com os que são inativos.

Os autores da pesquisa ressaltaram que essa é uma boa notícia, afinal, é uma forma de pessoas que têm dificuldades para se exealcançarem os níveis recomendados.

Portanto, se você costuma se cobrar por não conseguir treinar durante a semana, relaxe! Basta cumprir as recomendações de exercícios da OMS e manter outros hábitos saudáveis, assim você desfruta dos benefícios.

Referências: JAMA Network; Boa Forma

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros