Treinar aos finais de semana pode ser tão eficaz quanto diariamente

Bem-estar Movimento
16 de Setembro, 2022
Treinar aos finais de semana pode ser tão eficaz quanto diariamente

Com a rotina agitada do dia a dia, encontrar um horário durante a semana para encaixar o treino pode ser difícil. Isso porque, combinar trabalho, estudos, alimentação saudável e prática de exercícios demanda organização e tempo. Porém, a boa notícia é que você pode treinar aos finais de semana e ter bons resultados da mesma forma. 

É o que diz uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association Internal Medicine. Mas para compensar a falta de atividade física que o corpo precisa durante a semana, você deve caprichar no treino.

O que diz a pesquisa sobre treinar aos finais de semana?

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores contaram com a participação de mais de 350 mil adultos que foram acompanhados durante 10 anos. Vale lembrar que todos eles eram saudáveis e não tinham doenças crônicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é que os adultos façam de 150 a 300 minutos de atividade moderada a intensa ou 75 a 130 minutos de atividade muito intensa toda semana.   

Leia também: Combinar exercícios de força e aeróbicos pode reduzir mortalidade por câncer em 28%

Assim, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: os que estavam seguindo a recomendação semanal de exercícios físicos, e os sedentários. Os que seguiram o critério da OMS foram divididos em um novo grupo, levando em consideração quantas vezes eles treinavam por semana, seja uma, duas, três ou mais.

Os resultados mostraram que, tanto os que se exercitavam regularmente quanto os que treinavam apenas no final de semana, têm menos chances de mortalidade comparado com os que são inativos.

Os autores da pesquisa ressaltaram que essa é uma boa notícia, afinal, é uma forma de pessoas que têm dificuldades para se exealcançarem os níveis recomendados.

Portanto, se você costuma se cobrar por não conseguir treinar durante a semana, relaxe! Basta cumprir as recomendações de exercícios da OMS e manter outros hábitos saudáveis, assim você desfruta dos benefícios.

Referências: JAMA Network; Boa Forma

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra