Transtorno de sintomas somáticos: O que é e tratamento
O transtorno de sintomas somáticos é uma condição na qual o paciente se sente extremamente preocupada com sua saúde, tendo pensamentos e sentimentos excessivos relacionados a sintomas físicos.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), o distúrbio de sintomas somáticos é considerado um tipo de doença mental.
Desse modo, uma pessoa com esse tipo de transtorno pode relatar os sintomas, mas na maioria dos casos não tem relação com nenhuma doença. Mesmo que haja uma causa médica, o indivíduo tende a se preocupar excessivamente. Por conseguinte, a angústia gerada faz o paciente visitar diversos profissionais da saúde e realizar procedimentos desnecessários.
Causas do Transtorno de sintomas somáticos
A causa exata do transtorno de sintomas somáticos ainda não foi descoberta. Contudo, existem fatores que podem contribuir para o surgimento da doença:
- Abuso sexual, emocional ou físico na infância;
- Negligência de infância;
- Estilo de vida caótico;
- Estressores psicossociais;
- Fatores genéticos.
Leia também: Transtorno desafiador de oposição (TOD): O que é e como tratar
Sintomas
Os principais sintomas do distúrbio de sintomas somáticos consistem na ansiedade excessiva e sentimentos negativos em relação a sintomas físicos. Outros sintomas associados ao transtorno incluem:
- Aumento da frequência cardíaca;
- Problemas gastrointestinais;
- Tensão muscular, rigidez e cãibras;
- Dificuldade para respirar ou falta de ar;
- Fadiga.
Tratamento
É imprescindível buscar ajuda médica, pois pessoas com transtorno de sintomas somático tendem a lidar com os sintomas de formas complexas, como abusar de drogas ou álcool.
Por isso, o tratamento para essa doença é essencial para controlar os sintomas. Assim sendo, a abordagem mais utilizada consiste na psicoterapia, onde o terapeuta irá descobrir os sentimentos profundos do paciente, o auxiliando a lidar melhor com a doença.
Além disso, dependendo da gravidade do caso, o paciente é encaminhado para um psiquiatra para fazer o uso contínuo de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.
Leia também: Somatização: O que é, sintomas e tratamento