Trabalho voluntário: Benefícios para quem ajuda

9 de fevereiro, 2021

Provavelmente você já viu ou conhece alguém que já participou de trabalho voluntário. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o voluntariado no Brasil já é realizado por 7,4 milhões de pessoas. Dessa maneira, o trabalho voluntário se resume – pela lei do voluntariado (9.608/98) – em atividades não remuneradas prestadas por pessoas físicas a entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Assim, pode incluir diversos nichos, desde trabalho com crianças até ajuda humanitária ou proteção dos animais.

Benefícios do trabalho voluntário

Não há nada melhor do que ajudar o próximo, pois além de trazer alegria para outras pessoas, você também pode se beneficiar. Conheça os principais benefícios do voluntariado para quem o pratica:

Conhecer novas pessoas

Ao praticar o trabalho voluntário você tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e, consequentemente, fazer novas amizades. Isso porque irá conviver com pessoas que podem compartilhar dos mesmos pensamentos e das mesmas paixões e interesses.

Leia também: 4 passos para ter uma vida com mais bem-estar

Uma turbinada para o currículo

Nos dias atuais, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Então, o voluntariado é uma ótima opção para deixar o seu currículo ainda mais completo. Afinal, muitas empresas optam por contratar pessoas com experiências diferentes, como o trabalho voluntário. 

Pois com esse tipo de trabalho, é possível desenvolver uma personalidade mais proativa, maior facilidade para lidar com imprevistos e um bom relacionamento interpessoal. 

Diminui o índice de uso de drogas e álcool

De acordo com estudo da  Universidade de Oxford, na Inglaterra, o voluntariado para adolescentes e estudantes universitários pode trazer benefícios realmente positivos.

Dessa forma, os pesquisadores descobriram que os efeitos incluem evitar comportamentos e experiências como depressão, abuso de álcool e drogas, gravidez indesejada, obtenção de notas baixas e abandono escolar.

 Além disso, aderir ao trabalho voluntário na adolescência também ajuda a desenvolver hábitos de responsabilidade social.

Leia também: Lettering: Os benefícios do hobby para a mente

Trabalho voluntário afasta o tédio

Não há nada mais chato do que os dias tediosos, em que não há nada para fazer, além da preguiça. Uma grande forma de afastar o tédio é fazer parte do trabalho voluntário. Sua agenda não ficará vazia e você estará contribuindo com a alegria de muitas pessoas.

Traz bem-estar

Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, indivíduos que participavam de trabalhos voluntários apresentavam níveis de estresse menores em relação a outros não voluntários.

Um outro estudo realizado na Universidade de Michigan, também nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho voluntário está relacionado à longevidade. Ou seja, pessoas que se dedicam a este trabalho, vivem em média quatro anos a mais.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.