Trabalhar à noite: Quais são os efeitos para a saúde

Bem-estar Sono
16 de Agosto, 2021
Trabalhar à noite: Quais são os efeitos para a saúde

Os trabalhadores noturnos são aqueles que trabalham entre 22h de um dia e 5h do outro no caso de atividades urbanas; e entre 20h e 4h no caso de atividades rurais, segundo as leis trabalhistas. Assim, estima -se que sejam milhões em todo o mundo. Mas você sabia que trabalhar à noite pode trazer uma série de riscos para o organismo? Isso porque, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trabalho noturno rompe o ritmo circadiano, o intervalo de 24 horas em que se baseia o ciclo biológico do ser humano.

Segundo a médica clínica geral Patrícia Costa, do Hospital Anchieta de Brasília, o trabalho noturno é antifisiológico, leva à privação do sono e pode trazer muitos males à saúde. “Uma pessoa que trabalha à noite pode ter tanto a sua saúde física como mental prejudicada, o que ocorre devido à alteração do ciclo circadiano”, explica.

Trabalhar à noite atrapalha o sono

Um dos grandes problemas relacionados ao trabalho noturno é o sono. “Ou seja, quando dormimos, são liberados vários hormônios, como a serotonina, hormônios da saciedade e antiestresse. Assim, o sono prejudicado altera a memória, causa ansiedade, reduz a capacidade lógica e raciocínio, há maior chance de depressão, doenças cardiovasculares, diabetes, imunidade baixa, ganho de peso, fadiga, cansaço, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, estudos mostram que pessoas que trabalham à noite envelhecem 6 anos a mais do que quem trabalha de dia”, afirma a médica. 

Como reduzir os riscos?

Mas, e quando não existe outra alternativa e é preciso trabalhar à noite? Nesse caso, a médica aconselha que sejam tomados alguns cuidados, como manter um descanso de qualidade, dormir de dia e compensar o sono perdido. “Para isso, é necessário um ambiente semelhante ao noturno, temperatura abaixo do ambiente, lugar escuro e sem ruídos”, aconselha. Dessa maneira, caso a pessoa tenha dificuldade para dormir,  pode usar chás relaxantes e até um hormônio como a melatonina para ajudar no sono de qualidade, principalmente se o trabalho noturno acontece todos os dias. Vale buscar ajuda médica para receber orientação. 

“Mas, se você não trabalha todos os dias no período noturno,  tente dormir pela manhã quando chega e à tarde, no dia em que for trabalhar, por cerca de 3 horas. Contudo, se você tem um horário de descanso no seu trabalho, tente dormir, isso vai te ajudar muito.”

Confira dicas para dormir melhor:

  • Tome um banho antes de dormir e faça uma alimentação leve.
  • Pratique atividade física. Pois, traz muitos benefícios à saúde, ajudando na prevenção de doenças crônicas, manutenção do peso e ainda liberação de neurotransmissores que ajudam no humor, melhorando a saúde mental.
  • Alimente-se de forma saudável.
  • Mantenha-se hidratado.
  • Por fim, faça acompanhamento médico para avaliação da sua saúde física e mental.

Leia também: Uso de telas aumenta na pandemia e piora qualidade do sono

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva