Tônico capilar funciona para o crescimento dos cabelos? Saiba mais
Veterano no mercado de beleza capilar, o tônico tem a fama de auxiliar o crescimento das madeixas, conferir mais força aos fios e combater. Afinal, será que o tônico capilar funciona e cumpre todas essas funções?
Veja também: Álcool faz mal para a pele?
Tônico capilar funciona, mas é importante saber escolher
“Com a escolha certa dos produtos, suas devidas concentrações e combinações, os efeitos são incríveis na maioria das patologias do cabelo”, explica Ronaldo Borges, médico tricologista e especialista em transplante e medicina capilar.
Contudo, nem todo rótulo escrito “tônico capilar” é sinônimo de eficácia. Muitos fabricantes se aproveitam da boa reputação do tônico e utilizam fórmulas que não surtem efeito algum nos cabelos.
Então, como escapar das ciladas e eleger um tônico capilar que realmente funcione? Ronaldo Borges comenta que os ativos que mais colaboram para o crescimento e força dos fios são “minoxidil, finasterida, auxina tricógena , vitamina B6, D-Pantenol, antagonistas da prostaglandina, entre outros”.
Antes de comprar, vá a um especialista
Muitas pessoas que recorrem ao tônico capilar se queixam de queda, afinamento e crescimento lento dos fios. No entanto, é fundamental investigar a causa desses fatores para não desperdiçar dinheiro. Afinal, se o problema estiver relacionado a deficiência de vitaminas, por exemplo, o uso exclusivo do tônico não ajudará em nada.
Outro motivo que pode frustrar as expectativas sobre o tônico capilar é a calvície ou alopecia androgenética. Por ter origem genética, a condição exige tratamentos específicos para controlar a perda das madeixas.
Portanto, busque ajuda de um tricologista ou dermatologista especializado em saúde capilar. Assim, você saberá a origem do distúrbio e quais produtos aplicar para recuperar a vitalidade dos cabelos.
Como manter os cabelos saudáveis
Como diz a sabedoria antiga, a saúde vem de dentro para fora. Então, para que os cabelos fiquem saudáveis, você precisa ter um estilo de vida condizente com esse objetivo. Ou seja, seguir uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas e nutrientes, fazer exercícios, descansar e controlar o estresse.
“Além disso, é importante estar atento às alterações capilares e procurar um tricologista, pois tempo é cabelo. Quanto antes começar o tratamento maior será a chance do resultado ser melhor”, aconselha Borges.
Se o profissional recomendou o uso de tônico capilar, não deixe de aplicá-lo conforme as orientações. Mas, de forma geral, o especialista sugere duas utilizações ao dia.
E se o tônico capilar não funcionar?
Caso você tenha seguido o tratamento à risca e saiba a causa da condição, converse com o tricologista ou dermatologista para avaliar o motivo. Todavia, quando os cabelos continuam caindo mesmo com o uso do tônico e outros cuidados, o problema pode ser genético ou ter relação com distúrbios hormonais. Seja como for, não deixe de ir atrás da solução!
Hoje existem diversas alternativas que podem devolver os fios, como o transplante capilar. “Ao realizar um procedimento com o transplante, o paciente continua utilizando fórmulas para manter não apenas o cabelo implantado, mas os que já existiam. Afinal, eles seguem sofrendo a ação genética e hormonal”, finaliza o médico.
Fonte: Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar.