Tocar instrumento musical pode ajudar na saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
03 de Agosto, 2020
Tocar instrumento musical pode ajudar na saúde mental

Cuidar da saúde mental é extremamente importante, especialmente nos dias atuais. Seja praticando exercícios físicos ou meditação. Mas, você sabia que tocar instrumento musical também ajuda na saúde mental? De acordo com um estudo feito no Reino Unido e publicado no site Consequence of Sound, tocar instrumento musical vai muito além de um passatempo. Isso porque a prática pode trazer diversos benefícios para a saúde mental, como aumentar os sentimentos de relaxamento e felicidade.

Como funcionou a pesquisa

A pesquisa foi encomendada pelo Spotify (plataforma de streaming) e conduzida como um complemento do podcast de Niall Breslin, chamado “Where Is My Mind?”. A experiência aborda a ligação entre a saúde mental e a música. 

Dessa maneira, em um episódio do podcast, Niall comprou mais de 400 ukuleles, entregou para seus espectadores e todos deveriam aprender a tocar mesma música. O intuito era mostrar como a aprendizagem de um instrumento pode afetar o humor de uma pessoa.

Os resultados mostraram que 89% dos adultos que tocam algum instrumento regularmente tiveram resultados positivos relacionados à saúde mental. Assim, 56% se sentem relaxados, 48% satisfeitos e 43% em paz.

Além disso, para 75% dos britânicos, o instrumento é a principal opção para aliviar o estresse do dia a dia. Quando os participantes foram questionados sobre qual era o melhor período para tocar instrumentos, 54% responderam após um dia estressante no trabalho, 34% quando estão preocupados com dinheiro e 30% quando estão ansiosos.

Dito isso, com os resultados da pesquisa, é possível observar o quanto a música pode ser benéfica para a saúde mental.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Chás pré e pós-treino
Alimentação Bem-estar

Chás pré e pós-treino: veja as melhores opções

O chá é a segunda bebida mais consumida mundialmente, depois da água, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. De acordo com um balanço da Euromonitor

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina