Tipos de memória: Saiba quais são e suas funções
O cérebro é o órgão mais complexo que temos em nosso corpo, e é nele que nossas memórias são armazenadas. Mas você sabia que nós possuímos diferentes tipos de memória? Assim, os tipos de memória variam de acordo com suas características e incluem a memória sensorial, de curto ou de trabalho e a memória de longo prazo.
Tipos de memória
Memória sensorial
A memória sensorial é uma recordação breve, na qual há informações sensoriais por períodos curtos de tempo, normalmente 1 segundo ou menos.
Desse modo, a memória sensorial ajuda o indivíduo a registrar em sua mente imagens, sons e outras experiências sensoriais recentes.
Por meio dessa memória, é possível acompanhar a sequência de um filme, ler um livro ou manter uma conversa, por exemplo.
Leia também: Pessoas positivas têm menor risco de perda de memória
Memória de curto prazo ou de trabalho
As memórias de curto prazo ou de trabalho permitem que a pessoa se lembre de uma sequência de informações recentes, por um curto período de tempo. Armazena informações de raciocínio e serve para fazermos cálculos matemáticos de cabeça ou as palavras que estamos traduzindo para outro idioma.
Segundo estudos, essas memórias costumam desaparecer após cerca de 15 a 20 segundos. Leva o nome de memória de trabalho pois refere-se à capacidade do cérebro de manter uma quantidade limitada de informações disponíveis por tempo suficiente para usá-las. Ou seja, é onde a pessoa manipula informações.
Leia também: Praticar exercícios por 2 minutos aumenta concentração e memória
Com esse tipo de memória, as pessoas são capazes de lembrar informações detalhadas. Por exemplo, resolver um problema matemático complexo em que é preciso se lembrar de vários números ou participar de um debate em que deve se lembrar dos principais argumentos e evidências.
Tipos de memória: de longo prazo
O nome já diz por si só. Portanto, a memória de longo prazo engloba todas as memórias que variam de dias a décadas. Um exemplo disso são as memórias que duram mais de 20 segundos.
Portanto, quanto mais trabalhamos um conhecimento, seja o utilizando ou o aprimorando, mais essa memória se expande.