O teste de Rorschach, conhecido também como “teste do borrão de tinta” é muito utilizado em processos de avaliações psicológicas. São usados alguns cartões com manchas de tinta, para identificar os traços de personalidade de cada pessoa.
Foi desenvolvido em 1921 pelo psiquiatra e neurologista suíço Hermann Rorshach, que percebeu que reconhecer características nas manchas exigia funções complexas da mente. Os cartões consistem em tintas coloridas, e preto e branco que possuem características específicas quanto a luminosidade, ângulo, cor, forma e espaço.
Com isso, pode ser utilizado em diversas atividades como entrevista de emprego, testes vocacionais, neuropsicologia, área organizacional, jurídica, entre outras. Também valia como a pessoa lida com novas tarefas, e se o profissional é capaz de executar com competência e inteligência.

No entanto, o teste não funciona sozinho, para avaliar o paciente é preciso levar em conta também informações obtidas em entrevistas e outros testes psicológicos. Além disso, para o teste de Rorschach ser aplicado, o psicólogo deve fazer um curso de dois anos com aulas teóricas e práticas.
Leia também: Narcisismo: O que é e como identificar o transtorno