Teste com a mão ajuda a identificar doença cardiovascular

Saúde
14 de Setembro, 2022
Teste com a mão ajuda a identificar doença cardiovascular

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, propuseram um teste com a mão que ajuda a identificar uma doença cardiovascular, o aneurisma da aorta. O estudo, que foi publicado no American Journal of Cardiology, em julho de 2021, teve a participação de mais de 300 pacientes que realizaram cirurgia cardíaca.

Teste com a mão: entenda como funciona

O teste consiste em esticar a palma da mão e tentar levar o dedo polegar em sentido contrário. Se o cruzamento for além da borda da mão pode indicar que algo não vai bem com o coração e, principalmente, pode ser indicativo de aneurisma da aorta.

Contudo, o estudo destaca que ter um teste da mão negativo não quer dizer que a pessoa não tenha um aneurisma. Mas os pacientes com resultados positivos possuem altas chances de ter a doença. Além disso, os pesquisadores sugerem que o teste faça parte do exame físico padrão, especialmente em pacientes com suspeita de aneurisma da aorta.

Aneurisma da aorta

Cerca de 2% da população acima de 50 anos apresenta aneurisma da aorta. Destes, 5% em homens com mais de 70 anos e 20% em irmãos de pessoas que têm o diagnóstico da doença. Além disso, os principais fatores de risco são tabagismo, pressão alta e histórico familiar.

O aneurisma significa a dilatação de um vaso do organismo, cuja principal causa é a degeneração de estruturas que compõem o vaso, fazendo com que perca a elasticidade e a resistência. A aorta é a principal artéria do organismo e tem origem no coração levando sangue e nutrientes para os órgãos e tecidos do corpo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, é importante destacar que a maioria dos aneurismas são assintomáticos. Os principais exames utilizados para diagnóstico são: ultrassonografia de abdome ou tomografia de tórax. Por isso, quem possui parentes próximos que tiveram aneurisma da aorta é importante que faça o exame preventivo e periódico, a partir dos 55 anos de idade.

Leia também: Aneurisma de aorta: entenda o que é e os riscos da doença

Referência: SBACV

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante

Mortes por AVC
Saúde

Mortes por AVC podem ser associadas às temperaturas extremas

Mais de meio milhão de pessoas tiveram AVC relacionados às temperaturas extremas – muito calor ou muito frio