Termoterapia: Para que serve e quais são os benefícios
A termoterapia — ou terapia com manta térmica — é uma técnica que utiliza a mudança de temperatura dos tecidos do corpo destinada a tratamentos terapêuticos ou estéticos.
Dessa maneira, a termoterapia para tratamentos terapêuticos é indicada quando o paciente necessita de relaxamento muscular e alívio de dores. Isso é feito por meio da aplicação de calor na área afetada, o que, consequentemente, aumenta o fluxo sanguíneo e traz mais oxigênio para a região.
Como resultado, há a contração muscular e o aumento da resistência elástica de estruturas como ligamentos e tendões, diminuindo o risco de lesões e rupturas.
Por outro lado, com relação à estética, a termoterapia é aliada de quem deseja amenizar celulites. O processo também é feito por meio do calor, que faz com que as enzimas e os ativos dos produtos aplicados penetrem mais rapidamente no organismo.
Os resultados costumam surgir desde as primeiras sessões, evitando a necessidade de medicamentos ou até mesmo de cirurgia.
Benefícios da termoterapia
Conheça os principais benefícios do método:
- Alivia dores;
- Queima a gordura localizada;
- Além disso, elimina toxinas;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Reduz a celulite;
- Acelera o metabolismo;
- Ademais, reduz espasmos musculares;
- Fortalece os ossos;
- Ajuda a diminuir a fadiga;
- Por fim, distende e suaviza a fáscia superficial.
Como funciona a termoterapia
O método pode ser feito com mantas térmicas ou com radiofrequência.
No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar as camadas de impurezas. Em seguida, o terapeuta aplica um gel com enzimas para quebrar a gordura e coloca um plástico filme no local para fazer uma oclusão (abafar). Por fim, vem a manta térmica com temperatura máxima de 40 graus Celsius.
Sendo assim, o tamanho da manta pode cobrir o corpo todo ou ser menor — colocada apenas em regiões como pernas, flancos, coxas, braços, abdômen, bumbum e culote.
Com a radiofrequência, após a higienização, é aplicada vaselina na área a ser tratada. Desse modo, através dos aplicadores posicionados na pele, são realizados disparos de radiofrequência no local.
Leia também: Magnetoterapia: O tratamento dos atletas e seus benefícios
É indicado para todos?
Apesar de não ser um método invasivo, a termoterapia não é indicada para qualquer pessoa.
Isso porque existem situações em que o calor piora a condição do paciente. A técnica não deve ser realizada em infecções, lesões recentes ou qualquer outra inflamação aguda.
Além disso, há outras contraindicaçõs:
- Pressão alta;
- Trombose;
- Tumor ou câncer;
- Edema;
- Uso de marcapasso, desfibrilador ou qualquer implante eletrônico;
- Diabetes;
- Herpes;
- Acidente vascular cerebral (AVC);
- Gravidez;
- Feridas abertas ou infecções de pele.
Leia também: Lesão labral: O que é e quais são os tratamentos