Terapia em grupo: O que é e como funciona
A terapia em grupo é uma forma de psicoterapia que envolve um ou mais terapeutas trabalhando com várias pessoas ao mesmo tempo. Podendo ser usada sozinha ou comumente integrada com outros tipos de tratamentos, que também inclui terapia e medicamentos individuais.
Como funciona?
Não é uma regra, mas as sessões geralmente envolvem de oito a doze participantes. Dessa forma, o grupo se reúne uma ou duas vezes por semana – ou mais – por uma ou duas horas. Em muitos casos, a reunião acontece em uma sala em que as cadeiras são colocadas em um grande círculo para que cada membro possa se ver.
Leia também: Constelação familiar: Como funciona e quais os benefícios
Assim sendo, a sessão pode começar com os integrantes se apresentando e compartilhando o motivo de estarem na terapia. É importante lembrar que qualquer questão abordada é mantida em sigilo. Para que o processo seja eficaz, é necessário que haja respeito entre os participantes para que não aconteça nenhuma exposição. Portanto, não há necessidade de ter medo ou vergonha.
A terapia pode ser conduzida de várias maneiras, dependendo dos objetivos do grupo e estilo do terapeuta. Alguns especialistas podem incentivar um estilo de diálogo de forma mais livre, em que cada membro se expressa como bem entender. Outros terapeutas, no entanto, têm um plano específico para cada sessão, que inclui fazer com que os pacientes pratiquem novas habilidades com outros membros.
Benefícios
- Permite que as pessoas recebam o apoio e o incentivo dos outros membros do grupo: Os participantes podem ver que outras pessoas estão passando pelo mesmo problema, o que pode ajudar a barrar a solidão.
- Os membros do grupo podem servir de modelo uns para os outros: Pois, ao ver alguém lidando com sucesso diante de um problema, outros pacientes podem ter esperança de recuperação.
- Oferece um refúgio seguro: Por ser uma terapia sigilosa, permite que as pessoas participem com mais confiança.