Terapia corporal reichiana: O que é e como funciona
A terapia corporal reichiana – ou psicologia reichiana – tem como foco atuar nos aspectos orgânicos e energéticos do corpo. Desenvolvida pelo psicanalista austríaco Wilhelm Reich, estuda o comportamento e história do paciente. Assim, é possível encontrar seus conflitos mais profundos e trazê-los à tona por meio da palavra.
Reich desenvolveu três conceitos importantes para a terapia: a análise de caráter, a vegetoterapia e a orgonoterapia.
Dessa maneira, a análise de caráter diz respeito ao conhecimento dos campos energéticos do nosso corpo. A vegetoterapia consiste em liberar energias corporais que estão em bloqueio, como por exemplo traumas passados. Já a orgonoterapia trata a energia vital que estaria estagnada em alguma parte do corpo, trazendo dores e doenças.
Dito isso, esse método terapêutico é indicado para qualquer pessoa que deseja tratar questões psicológicas e físicas. Portanto, pode ser utilizada para lidar com a insegurança, depressão, crises de pânico, imunidade baixa, irritabilidade, falta de perspectiva, dores corporais, entre outros.
Leia também: Psicodrama: A terapia que envolve representação teatral
Como funciona o tratamento
A terapia reichiana utiliza diversas técnicas de tratamento, dependendo da necessidade de cada paciente.
- Os exercícios de respiração: Auxiliam o paciente a entrar em contato com seu interior, encontrando emoções mais profundas.
- Movimentos corporais: Contribuem para desbloqueios energéticos.
- Massagem reichiana: As massagens estimulam os campos energéticos a reduzir as tensões musculares. Os fluxos bioenergéticos são reorganizados com a aplicação de toques.
- Foto-estimulação: Age em campos específicos do cérebro e auxilia o reprocessamento de memórias da parte emocional.
Leia também: Terapia EMDR: O que é e como funciona a abordagem
Benefícios
A terapia reichiana traz diversos benefícios. Isso porque ela trabalha a confiança, promovendo o autoconhecimento e qualidade de vida. Além disso, o tratamento visa estabelecer o bem-estar, autoconfiança, aumento da autoestima, equilíbrio e compreensão das próprias habilidades.
Leia também: Terapia lacaniana: O que é e como funciona