Tenesmo vesical: o que é, causas e tratamento

Saúde
04 de Março, 2022
Tenesmo vesical: o que é, causas e tratamento

Aquela vontade constante de ir ao banheiro para urinar pode ser um sintoma que nem sempre está relacionado a uma incontinência urinária. Algumas pessoas podem apresentar uma condição chamada tenesmo vesical, que é quando a bexiga reclama de dor ou incômodo, mesmo sem ter a presença da urina.

Mas, não confunda esse problema de saúde com outro bastante procurado: o tenesmo retal. O vesical, como o nome sugere, é um espasmo involuntário que atinge o sistema urinário, podendo causar irritações na região do ureter e da bexiga.

Já em relação ao tenesmo retal, ele consiste na necessidade constante de evacuar, afetando a região do reto e do ânus. Assim, em ambos os casos, não é necessário ter urina ou fezes para que a vontade de liberá-las apareça.

Causas

O tenesmo vesical surge quando há algum tipo de irritação nos órgãos do sistema urinário. Por isso, existem diversas causas para a condição. Ele costuma ocorrer após uma infecção urinária se estabelecer no organismo, sendo mais um sintoma da doença.

Porém, há casos em que uma pequena areia ou cristal se forma na região dos rins e da bexiga, e isso faz com que o corpo sinta dores, cólicas e irritações. Nessas situações, o tenesmo precisa ser investigado mais a fundo por um urologista ou nefrologista, para entender o que está formando essa cristalização interna.

Sintomas de tenesmo vesical

Além da vontade constante de urinar, a ponto de mesmo com a bexiga vazia a sensação prevalecer, é possível citar outros sintomas comuns quando o corpo está com espasmos urinários, como desconforto na região e cólicas repentinas.

Outra situação comum para quem tem tenesmo vesical ocorre após a ida ao banheiro. Além disso, a queimação e ardência interna é uma queixa constante entre pacientes logo após terminarem de urinar.

Por fim, há casos mais severos em que as dores superam a região urinária e podem atingir até mesmo a coluna.

Diagnóstico

Todas as pessoas estão propensas a terem um tenesmo vesical, desde recém-nascidos até pacientes idosos. Porém, os casos mais comuns acontecem entre adultos, por conta do desenvolvimento do sistema urinário.

Assim, o diagnóstico é realizado por meio de uma consulta médica, que irá entender o histórico do paciente, as eventuais causas dos sintomas e identificar se há ou não a presença de infecções no sistema urinário por meio de exames clínicos e laboratoriais.

Tratamento e prevenção para tenesmo vesical

Não existe uma cirurgia ou procedimento capaz de curar o tenesmo vesical. Assim, o tratamento é feito por meio de medidas preventivas, que visam aliviar os sintomas dos espasmos.

Uma alimentação equilibrada, aliada à prática de exercícios físicos e de uma hidratação diária adequada são essenciais nesse processo. Além disso, aguns médicos recomendam que o consumo de bebidas alcoólicas seja evitado durante a recuperação.

Por fim, sugere-se também visitas periódicas, de três a quatro meses, em um nefrologista ou urologista para avaliar cada caso de forma individual e, assim, solicitar o tratamento mais assertivo para o paciente.

Fonte: Carlos Machado, nefrologista formado pela Escola Paulista de Medicina, na Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.

Leia também: Uremia: o que é, sintomas, valores e tratamento

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma