Telemedicina: Saiba o que é e como funciona
Em tempos de coronavírus e isolamento, a telemedicina não é apenas uma novidade – tornou-se uma necessidade. Porém, apesar do isolamento social, algumas consultas médicas que não estão vinculadas à epidemia ainda precisam acontecer. Por outro lado, muitos pacientes com coronavírus ou sintomas relacionados estão sendo incentivados a entrar em contato com médicos por telefone ou vídeo, a fim de reduzir a disseminação. É aqui que a telemedicina entra.
Telemedicina é definida como o uso da tecnologia para fornecer e apoiar cuidados de saúde à distância. Podendo ser utilizada através de uma ligação ou chamada de vídeo.
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O tratamento pode ser variado. Por exemplo, pode ser usado para acompanhar remotamente a condição de um indivíduo, como monitorar a pressão arterial ou frequência cardíaca através de um dispositivo usado pelo paciente. Mas, a telemedicina também pode ser usada para outros problemas de saúde, como obter um diagnóstico rápido ou a receita de um remédio.
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Entretanto, a prática pode ser útil para sessões de terapia e até consultas de rotina, como diagnosticar uma erupção cutânea. Contudo, se você tiver sintomas mais graves como problemas respiratórios ou inchaço inexplicável, o recomendado é consultar um médico presencialmente. Assim, o especialista irá solicitar exames para descobrir o que pode estar acontecendo.
Como funciona
Teleassistência: O paciente é monitorado em sua própria casa ou hospital. Com isso, o médico responsável compartilha informações com outros especialistas por meio de plataformas online.
Teleconsulta: Pode ser feita entre médicos, ocorre quando um clínico geral busca assistência de um especialista, para ter uma segunda opinião ou orientações sobre a realização de um procedimento.
Emissão de laudos à distância: A principal frente da telemedicina. O exame pode ser feito em qualquer lugar e ser laudado pelos médicos por meio de softwares online com acesso via computador, celular ou tablet.
Benefícios
A maioria das pessoas no passado considerava a telemedicina apenas uma conveniência. Mas, agora, não se trata de conveniência: é uma necessidade. Ela pode ser vantagem em situações como:
- Aproximação do médico com o paciente, garantindo acolhimento à saúde onde e quando for necessário;
- Alcance à grande parte da população;
- Agilidade nos atendimentos;
- Sigilo dos dados;
- Ampliação da agenda clínica dos especialistas;
- Envio de exames para laudo 24 horas por dia com resposta ágil e atendimento nacional;
- Redução do tempo de atendimento e dos custos operacionais.