Técnicas de autocompaixão para você dar um tempo a si mesmo

Bem-estar Equilíbrio
08 de Maio, 2020
Técnicas de autocompaixão para você dar um tempo a si mesmo

Os efeitos da pandemia do COVID-10 são abrangentes. Visto que o isolamento social está afetando a saúde mental das pessoas. A preocupação por não saber o que vai acontecer aumenta e, com isso o estresse e a ansiedade também. Por isso, é importante praticar a autocompaixão e dar um tempo para si mesmo.

Uma das melhores maneiras de cuidar da saúde mental é a capacidade de ter a autocompaixão contínua. Portanto, não se culpe se não estiver conseguindo fazer tudo o que deseja, não se sobrecarregue. Dito isso, veja algumas dicas de como ter mais autocompaixão e um tempo para cuidar de si mesmo.

Dê uma folga a si mesmo quando se trata de produtividade

As pessoas estão em casa com mais tempo livre, afinal, não é mais necessário ficar horas no trânsito ou se deslocar. Mas, isso não significa que agora você deve se forçar a fazer diversas tarefas de uma vez.

Trata-se de uma crise global. Portanto, é natural que você possa não estar se saindo tão bem quanto faria em circunstâncias normais. Se está trabalhando remotamente e acha que não está sendo tão produtivo, não se culpe. 

Vire sua mentalidade para o futuro

Em vez de se concentrar no que você pode ou não fazer, concentre-se no que você pode alcançar, no que já alcançou e no que planeja para o futuro

Leia também: Como acalmar a ansiedade sobre o coronavírus

Assim, isso pode significar reformular seus pensamentos como um desafio para superar ou estabelecer metas de longo e curto prazo. Faça o que funcionar melhor para você.

Quando se sentir desamparado, ajude outra pessoa

Quando estiver se sentindo triste ou desamparado, ajude as outras pessoas – principalmente em momentos como esse. Pode ser um vizinho que está precisando de auxílio para fazer as compras do mês, ou algum familiar que precisa de sua ajuda. 

Encontre momentos para o autocuidado

O autocuidado é muito importante para o o bem-estar. Priorize qualquer ato, seja praticar exercícios, cuidar da pele ou meditar. Separe um momento do seu dia, nem que seja por alguns minutos. Com isso, manterá sua energia otimista.

Leia também: Atividades que ajudam a lidar com o estresse na quarentena

Silencie sua voz crítica

A maioria de nós, em algum momento tem uma voz crítica interior nos dizendo o que devemos fazer ou não. Porém, você não precisa de julgamento extra no momento. Então, uma estratégia eficaz envolve silenciar sua voz crítica interna. 

Ou seja, tente ao máximo ignorar esses pensamentos de julgamento e culpa quando surgirem. Isso permitirá que você seja mais gentil consigo mesmo e com aqueles à sua volta. 

Leia também: Como proteger a saúde mental das crianças durante a quarentena

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas