Técnica Pomodoro: O que é e como usá-la a favor do home office

Bem-estar Equilíbrio
10 de Junho, 2020
Técnica Pomodoro: O que é e como usá-la a favor do home office

Se ultimamente você sente que está se distraindo mais do que o normal enquanto trabalha em casa, aplicar a Técnica Pomodoro pode ser a solução para voltar a focar.

A quarentena mexeu com a maneira como trabalhamos, e nem sempre é fácil de lidar com o home office. Mas, a boa notícia é que esse método famoso pode ser um grande aliado para quem precisa se organizar, ser mais produtivo ou mesmo lidar com o estresse durante o expediente. 

Técnica Pomodoro: Conheça o método

Criada nos anos 1980, a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, que surge para melhorar a produtividade diária. Assim, esse sistema consiste em dividir as horas de trabalho em pequenos períodos de 25 minutos – chamados pomodoros – separados por pequenos intervalos de descanso.

Francesco Cirillo, criador da metodologia, acreditava que ao se expor à pressão do tempo, você tende se concentrar inteiramente na tarefa a ser executada, o que faz você trabalhar com maior agilidade e concentração.

Leia também: Como se sentir menos cansado durante o home office

A técnica leva o nome da palavra tomate em italiano (pomodoro). A razão? Seu criador foi inspirado nos curiosos cronômetros em forma de tomate usados ​​nas cozinhas. E não apenas isso. Ele também acreditava que era muito mais eficaz usá-los como um cronômetro (em vez de um relógio normal), uma vez que o ruído do tique-taque que o objeto gera ao contar os minutos consegue condicionar a mente a trabalhar agilmente sob pressão.

Como funciona

O primeiro passo é definir as tarefas a serem realizadas durante o dia. Depois de ter a lista pendente e estar pronto para começar, o relógio deve ser programado (um intervalo de 25 minutos). Assim, durante esses 25 minutos, você trabalha intensamente e com grande concentração até o alarme tocar. 

Descanse por cinco minutos e se prepare para começar de novo. Repita o processo 4 vezes e depois faça uma longa pausa de 20 ou 30 minutos.

Desvantagens da Técnica Pomodoro

Embora eficaz para muito, ela nem sempre pode ser executada com eficácia por todos. Para pessoas que precisam realizar atividades mais solitárias e independentes, pode se encaixar bem. Contudo, para aqueles que precisam concluir tarefas em equipe ou precisam instruir outras pessoas, o método pode ser complicado.

Além disso, para pessoas que perdem a concentração rapidamente, pode ser um desafio a princípio e até muita pressão. No entanto, não é algo que, com prática e extrema concentração, não possa ser resolvido.

Leia também: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas