Técnica Pomodoro: O que é e como usá-la a favor do home office
Se ultimamente você sente que está se distraindo mais do que o normal enquanto trabalha em casa, aplicar a Técnica Pomodoro pode ser a solução para voltar a focar.
A quarentena mexeu com a maneira como trabalhamos, e nem sempre é fácil de lidar com o home office. Mas, a boa notícia é que esse método famoso pode ser um grande aliado para quem precisa se organizar, ser mais produtivo ou mesmo lidar com o estresse durante o expediente.
Técnica Pomodoro: Conheça o método
Criada nos anos 1980, a Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo, que surge para melhorar a produtividade diária. Assim, esse sistema consiste em dividir as horas de trabalho em pequenos períodos de 25 minutos – chamados pomodoros – separados por pequenos intervalos de descanso.
Francesco Cirillo, criador da metodologia, acreditava que ao se expor à pressão do tempo, você tende se concentrar inteiramente na tarefa a ser executada, o que faz você trabalhar com maior agilidade e concentração.
Leia também: Como se sentir menos cansado durante o home office
A técnica leva o nome da palavra tomate em italiano (pomodoro). A razão? Seu criador foi inspirado nos curiosos cronômetros em forma de tomate usados nas cozinhas. E não apenas isso. Ele também acreditava que era muito mais eficaz usá-los como um cronômetro (em vez de um relógio normal), uma vez que o ruído do tique-taque que o objeto gera ao contar os minutos consegue condicionar a mente a trabalhar agilmente sob pressão.
Como funciona
O primeiro passo é definir as tarefas a serem realizadas durante o dia. Depois de ter a lista pendente e estar pronto para começar, o relógio deve ser programado (um intervalo de 25 minutos). Assim, durante esses 25 minutos, você trabalha intensamente e com grande concentração até o alarme tocar.
Descanse por cinco minutos e se prepare para começar de novo. Repita o processo 4 vezes e depois faça uma longa pausa de 20 ou 30 minutos.
Desvantagens da Técnica Pomodoro
Embora eficaz para muito, ela nem sempre pode ser executada com eficácia por todos. Para pessoas que precisam realizar atividades mais solitárias e independentes, pode se encaixar bem. Contudo, para aqueles que precisam concluir tarefas em equipe ou precisam instruir outras pessoas, o método pode ser complicado.
Além disso, para pessoas que perdem a concentração rapidamente, pode ser um desafio a princípio e até muita pressão. No entanto, não é algo que, com prática e extrema concentração, não possa ser resolvido.
Leia também: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa