Método Tabata: O que é e como funciona
Você pode não saber ainda o que é, mas já deve ter ouvido falar no método Tabata, nova modalidade que tomou conta das academias e caiu no gosto de quem pratica atividades físicas de alta intensidade.
Como surgiu?
O protocolo de Tabata foi desenvolvido pelo pesquisador japonês Izumi Tabata, inicialmente para ser utilizado com a equipe de patinação de velocidade do Japão.
A proposta do método veio de trabalhar e desenvolver as aptidões cardiorrespiratória e de força e resistência simultaneamente em um curto espaço de tempo, trazendo de brinde um elevado gasto energético e a promessa de elevar o que chamamos de EPOC (excesso de consumo de oxigênio pós exercício) que em teoria ajuda a queimar mais gorduras.
Leia também:Melhores exercícios para o bumbum
Como funciona
O exercício tem uma intensidade tão alta que chega a ser exaustivo e por isso, não pode ser feito por iniciantes e só deve ser praticado por quem tenha feito uma avaliação física completa, que esteja em boas condições físicas.
O Tabata pode ser feito na esteira, com agachamentos, flexões de braços, corda, abdominais, desde que você execute o máximo de repetições que conseguir em 8 séries de 20 segundos com 10 segundos de intervalo entre as séries que é igual a quatro minutos.
Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura
Mas isto não quer dizer que você deve malhar apenas quatro minutos por dia. Você deve continuar fazendo os exercícios aeróbicos e musculação, mas em alguns dias treinar o Tabata diversas vezes.
Mas é importante começar devagar e ir aumentando a intensidade dos exercícios aos poucos até poder fazer este treino. Converse com profissionais qualificados a respeito.
Por Valéria Alvim – Personal trainer
Leia também: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos