Cólera: OMS alerta para surtos da doença pelo mundo

Saúde
30 de Setembro, 2022
Cólera: OMS alerta para surtos da doença pelo mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), surtos de cólera em 26 países, principalmente, em locais de pobreza. A doença surge, principalmente, em regiões onde não há acesso à água limpa e saneamento básico. Os principais sintomas incluem diarreia e vômitos, que podem levar à morte por desidratação, em poucas horas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, ainda não há risco imediato para o Brasil. No país, não há registros de casos da doença desde 2006, quando três pacientes, um de Angola, um da República Dominicana e um de Moçambique foram notificados.

Causas da cólera

A bactéria vibrio cholerae é a responsável por causar a infecção no intestino. O microrganismo se liga às paredes intestinais, com isso faz com que o corpo produza diarreia e vômitos intensos. Além disso, a doença rapidamente se espalha por meio de água ou comida contaminadas com fezes ou vômito da pessoa infectada. Por isso, é tão frequente em regiões pobres, onde não há acesso a saneamento básico ou após tragédias, como a que aconteceu no Haiti, em 2010.

Atendimento médico precisa ser imediato

A maioria dos pacientes apresenta sintomas leves da doença, contudo uma parcela pode rapidamente evoluir para quadros mais graves. Por conta da desidratação, em questão de poucas horas, o paciente pode apresentar choque e falecer. Para evitar isso, o tratamento médico deve ser imediato.

O tratamento inclui a reposição dos fluidos e sais minerais perdidos. A boa notícia é que apesar de ser uma infecção que pode levar à morte, com a reidratação imediata, menos de 1% dos pacientes morrem.

Referências: MSF

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com pedra na vesícula preparando ovo para comer
Alimentação Bem-estar Saúde

Quem tem pedra na vesícula pode comer ovo?

A coleitíase ocorre quando há o acúmulo de depósitos sólidos na vesícula biliar.

mãos de mulher separando pílulas ao lado de um prato de salada
Bem-estar Saúde

Suplementar estas vitaminas na menopausa ajuda a aliviar sintomas e prevenir complicações

A partir do climatério, o organismo demanda um aporte de nutrientes ampliado. Confira quais são as melhores vitaminas para a menopausa

equipamentos para dieta enteral
Alimentação Bem-estar Saúde

Guia da dieta enteral (alimentação por sonda): tipos, como fazer e cuidados

Entenda a forma de alimentação para pacientes que não conseguem (ou não podem) comer pela boca