O que fazer quando se sentir sobrecarregado

7 de janeiro, 2020

A sensação de estar sobrecarregado costuma ser normal nos dias de hoje. Esse sentimento de “excesso” é causado, muitas vezes, por situações estressantes do cotidiano. Como, por exemplo, quando temos um grande volume de trabalho, e a lista de tarefas é assustadora. 

No entanto, estar sobrecarregado nem sempre tem a ver com o trabalho – ele pode atingir outras áreas da vida social ou familiar.

Para lidar com essa sobrecarga, você pode gerenciar melhor o tempo, delegar tarefas e eliminar alguns itens da lista de afazeres. Entretanto, se você fizer isso e, mesmo assim, continuar sobrecarregado, existem algumas dicas que ajudarão a driblar essa sensação.

Comece a se interessar pelo presente

Isso tira da frente pensamentos acelerados do passado e ansiedades do futuro. Assim, é possível se concentrar apenas no presente. Aproveite cada instante e foque em você mesmo, no momento. Sempre que puder, faça uma meditação de cinco minutos ou uma aula de yoga para relaxar.

Leia mais em: Alimentos que aliviam o estresse

Permita seus sentimentos

Ao tentar suprir os sentimentos, você pode acabar se estressando. Em vez disso, tente apenas reconhecê-los e deixá-los estar lá. Em algum momento eles irão passar, e geralmente passam mais rápido quando não resistimos.

Seja gentil com você mesmo

Quando estiver se sentindo sobrecarregado, faça coisas que sejam boas para você, atividades animadoras, saudáveis e positivas. Dessa forma, ajudará a acalmar o sistema nervoso e te deixará mais tranquilo.

Diga não

Aprenda a dizer “não”. Sempre que alguém pedir algo, antes de aceitar, pense com calma se você pode realmente cumprir com o compromisso que irá assumir. Se o “sim” o exceder, recuse respeitosamente ao solicitante.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.