Slackline: Como funciona e quais são os benefícios

Bem-estar Movimento
27 de Agosto, 2020
Slackline: Como funciona e quais são os benefícios

Para quem gosta de ter variedade na rotina de exercícios físicos, o slackline pode ser uma ótima opção. O esporte trabalha o equilíbrio, concentração e a postura. Dessa maneira, o slackline consiste em se equilibrar em uma fita de nylon estreita e flexível, que é esticada em dois pontos fixos, como árvores ou postes. 

Também conhecido como corda bamba, o esporte surgiu em 1980, nos Estados Unidos, em campos de escalada. Mas o esporte ganhou mais visibilidade no Brasil em 2010, com o crescimento de centros de treinamento e aprendizado de slackline.

O slackline não é uma atividade de grande impacto, portanto, não há restrições e pode ser praticado por todos. Ao praticar a atividade por duas horas diárias, é possível perder calorias. Além disso, por exigir concentração, também pode contribuir para diminuir o estresse.

Benefícios

Melhora o equilíbrio

Para esportes como o slackline, o equilíbrio e a estabilidade são essenciais. De acordo estudos, a modalidade pode melhorar o controle postural e a capacidade de se manter equilibrado.

Leia também: Slide Board: O que é e quais são os benefícios

Previne lesões

Praticar slackline também pode ajudar a prevenir lesões nas pernas. Segundo cientistas da Universidade de Salzburgo, na Áustria, praticar este esporte aumenta a estabilidade das juntas dos joelhos. Então, pode ser útil para desenvolver o condicionamento físico, e também tratar lesões.

Fácil de ser usado

Além dos benefícios já falados, uma das maiores vantagens é que a fita é fácil de ser usada e pode ser levada para qualquer lugar. Dito isso, é um exercício divertido para praticar com os amigos e familiares.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.