Síndrome de Hellp: entenda o que Thaila Ayla teve
A atriz Thaila Ayla relembrou momentos difíceis que viveu durante a gravidez de Francisco, que hoje está com 9 meses, no videocast “Mil e Uma Tretas”. Thaila contou que, além da depressão, ela teve a síndrome de Hellp, uma condição grave e rara, que coloca em risco mãe e bebê.
Entenda a síndrome de Hellp
A síndrome é uma complicação grave da pré-eclâmpsia (pressão alta) que, consequentemente, aumenta o risco de mortalidade maternas e perinatais. A sigla significa
- Hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos) (H)
- Elevação de enzimas do fígado (EL)
- Contagem baixa de plaquetas (LP)
Os sintomas incluem dor abdominal, dor de cabeça, náuseas e vômitos, além de mal estar generalizado. Além disso, a condição pode se agravar, se não identificada a tempo, evoluindo para problemas sérios renais, cardíacos, hepáticos e hemorragias. Mulheres com doenças crônicas como diabetes e lúpus possuem mais chances de ter a síndrome de Hellp.
Uma das formas de tratar a condição é a indução ao parto. Além disso, a depender do caso, o médico pode optar por uso de medicamentos que ajudam a amadurecer a parte pulmonar do bebê. Infelizmente, não há como prevenir o quadro, mas com diagnóstico precoce reduz-se a chance de complicações.
Referência: Síndrome HELLP recorrente: relato de dois casos