Sinais da menstruação: fluxo menstrual pode revelar problemas de saúde
O fluxo menstrual não é só um indício de que a mulher não está grávida. Menstruar é um dos processos fisiológicos mais importantes para a saúde feminina, pois indica que ciclo reprodutivo está em equilíbrio. No entanto, outros sinais da menstruação também podem revelar que algo não vai bem.
Veja também: Vacina contra o câncer de mama poderá ser viável em futuro próximo
O que é um ciclo menstrual normal?
Antes de mais nada, é importante esclarecer algumas características de uma menstruação normal. A duração do fluxo, por exemplo, costuma durar de 3 a 7 dias. No entanto, a mulher pode notar alterações ao longo da vida. O uso de anticoncepcionais pode influenciar na duração da menstruação e encurtar ou prolongar os dias “no vermelho”.
Contudo, se a menstruação oscila com frequência e não possui um cronograma fixo de duração, esta pode ser uma pista para o médico investigar o que está havendo.
Quais outros sinais da menstruação que a mulher precisa ficar atenta?
Além da irregularidade no fluxo, o ginecologista Patrick Bellelis aponta um conjunto de sintomas durante a menstruação que exigem atenção. São eles:
Cólicas menstruais severas e endometriose
É normal sentir algum desconforto no baixo ventre antes ou durante os dias da menstruação. Todavia, se a dor for muito forte e incontrolável, é melhor procurar um especialista imediatamente para ter certeza de que o sintoma não indica nenhum distúrbio. Cólicas menstruais fortes e contínuas podem ser um sinal de endometriose.
Fluxo pesado e odores estranhos
Trocar constantemente absorventes pode significar um possível desequilíbrio hormonal ou até mesmo tumores ovarianos ou uterinos. Os contraceptivos podem regular esse fenômeno se o problema for um desequilíbrio hormonal.
Outra evidência é o cheiro do fluxo: a princípio, a menstruação pode ter um odor forte para algumas mulheres. Mas se o odor for incomum ou insuportável, provavelmente há uma infecção. Em ambas as situações, procure seu ginecologista.
Sangramentos fora do período são sinais de menstruação desregulada
O uso de contraceptivos pode fazer a menstruação ficar descontrolada e aparecer dias antes ou depois da data prevista. Se não for o caso, você deve ir ao médico para assegurar de que não há nenhum distúrbio afetando o ritmo normal do período.
Coloração escura da menstruação
É normal que a cor do sangramento seja escura no início ou no final da menstruação. Em contrapartida, se a situação continuar, pode ser um indicativo do aparecimento precoce do câncer do colo do útero ou da existência de uma doença que afeta o útero.
Fonte: Patrick Bellelis, ginecologista e colaborador do setor de endometriose do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.