Silvio Santos é internado com H1N1. Como prevenir?
O apresentador Silvio Santos, de 93 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, na zona sul de São Paulo, após receber o diagnóstico de H1N1. De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, ele passa bem. O hospital, por sua vez, diz não ter informações. Ao jornal Folha de São Paulo, pessoas próximas ao apresentador contaram que Silvio não tem previsão de alta. Por sua idade avançada, a equipe médica pediu uma série de exames e aguarda uma melhora para que ele possa voltar para casa. A gripe H1N1 é causada por uma mutação do vírus da gripe. Entenda mais sobre a doença.
Leia mais: Vacina da gripe: esclarecendo dúvidas importantes
Silvio Santos e H1N1: quais são os riscos para pessoas idosas?
A gripe H1N1, também conhecida como gripe suína, pode ser mais grave para pessoas idosas do que para adultos mais jovens e crianças saudáveis. Isso ocorre porque o sistema imunológico dos idosos tende a ser mais fraco, dificultando o combate à infecção. Assim, as complicações graves da H1N1 em idosos podem incluir pneumonia, insuficiência respiratória, desidratação e agravamento de doenças crônicas. Por exemplo, diabetes, doenças cardíacas e doenças pulmonares.
Sintomas da H1N1 em idosos
Os sintomas da H1N1 em idosos podem ser semelhantes aos da gripe comum, mas podem incluir:
- Febre alta (acima de 38°C)
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor de corpo
- Cansaço
Além disso, alguns idosos também podem apresentar náusea, vômito e diarreia. Por isso, é importante procurar atendimento médico imediato se um idoso apresentar dificuldade para respirar, dor no peito, febre alta que não cede com medicação, confusão mental, tontura e desidratação (boca seca, falta de urina).
Como prevenir a H1N1, gripe que atingiu Silvio Santos?
Existem várias maneiras de prevenir a H1N1. Primeiramente, é importante estar com a vacina contra a gripe em dia. Isso porque o imunizante é a melhor maneira de se proteger contra a H1N1. Assim, todos os idosos devem tomar a vacina contra a gripe todos os anos.
Além disso, é importante lavar as mãos com frequência, evitar contato com pessoas doentes, cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, limpar e desinfetar superfícies.
Fonte: Ministério da Saúde.