Vacina Pneumonia (13-valente)

direto na unidade

Saiba tudo sobre Vacina Pneumonia (13-valente)

O que é Vacina Pneumonia (13-valente)?

A vacina pneumocócica conjungada 13 previne os 13 sorotipos de doença pneumocócica (incluindo pneumonia e doença invasiva) causada pelo Streptococcus pneumoniae dos sorotipos 1, 3, 4, 5, 6A, 6B, 7F, 9V, 14, 18C, 19A, 19F e 23F. Não aplicável em menores de 3 anos. Necessário prescrição médica para qualquer idade.

Como se preparar?

Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.

Vacina de pneumonia 13 valente: O que você precisa saber

No Espaço Saúde e Bem-estar por Vitat é possível agendar atendimento para tomar a vacina de pneumonia 13 valente, também conhecida como Prevenar 13. A vacina de aplicação intramuscular ajuda a proteger o organismo contra 13 tipos diferentes da bactéria Streptococcus pneumoniae, responsável por doenças como pneumonia, meningite, sepse, bacteremia ou otite média, por exemplo. Trata-se de uma vacina inativada, portanto não têm como causar as doenças. Agende e receba os cuidados de um dos nossos farmacêuticos. Todos os profissionais estão aptos a realizar este tipo de procedimento com segurança. Preparo: Não é necessário Resultado: Valor: R$* *sujeito a alteração, consulte o espaço mais próximo de você

Indicação

Para crianças a partir de 2 meses e menores de 6 anos de idade é recomendada a vacinação rotineira com VPC10 ou VPC13. Para crianças com mais de 6 anos, adolescentes e adultos portadores de certas doenças crônicas, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23. Para maiores de 50 anos e, sobretudo, para maiores de 60, recomenda-se esquema com as vacinas VPC13 e VPP23.

Contraindicação

Não aplicável em menores de 3 anos. Também não deve ser administrada em pessoas com hipersensibilidade a algum dos seus componentes, e deve ser evitada em casos de febre.

Conheça nossos programas especiais sobre Vacina Pneumonia (13-valente)

Encontre o programa ideal para melhorar sua saúde

Espaços Saúde & Bem-Estar por Vitat

Somos uma rede física e digital que oferece produtos e serviços acessíveis em uma plataforma completa para você viver sua saúde de forma integral todos os dias.
Nossos testes, vacinas e serviços são realizados de forma rápida, com condições e preços acessíveis.

Perguntas frequentes

Para que serve a vacina de pneumonia 13 valente?

A vacina pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13) previne cerca de 90% das doenças graves (pneumonia, meningite, otite) em crianças, causadas por 13 sorotipos de pneumococos.

Preciso agendar para tomar a vacina de pneumonia 13 valente?

Sim. O agendamento pode ser feito sem sair de casa, pelo aplicativo da Vitat. Baixe o app, selecione “vacina de pneumonia 13 valente” e agende no local e horário mais convenientes.

Quantas doses da Pneumonia 13 Valente?

De acordo com as Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm), a recomendação vacinal infantil de rotina é de quatro doses da vacina VPC13 aos 2, 4 e 6 meses de vida e reforço entre 12 e 15 meses. Para crianças entre 1 e 2 anos e não vacinadas, são duas doses com intervalo de dois meses, e, no caso das crianças entre 2 e 5 anos de idade não vacinadas, é de uma dose. A partir de 6 anos, adolescentes e adultos com doenças crônicas que justifiquem a vacinação e ainda não vacinados, a dose é única. Em algumas situações, há a indicação de duas doses com intervalo de dois meses.

Quais as reações da vacina de pneumonia 13 valente?

A vacina de pneumonia 13 valente ou VPC13 pode causar diminuição do apetite, irritabilidade, sonolência ou sono inquieto, febre e reações no local da aplicação, como dor, vermelhidão, inchaço ou endurecimento em crianças. Já em pessoas adultas, há a possibilidade de apresentar diminuição do apetite, dor de cabeça, diarreia, erupção cutânea, dor nas articulações, dor muscular, calafrios, cansaço, além das reações no local da aplicação.

Qual a composição da vacina de pneumonia 13 valente?

É uma vacina composta de 13 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo) conjugados com a proteína CRM197. Contém também sais de alumínio, cloreto de sódio, ácido succínico, polissorbato 80 e água para injeção.