MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

R$ 125,00

Resultado 24 h após retirada do aparelho

Saiba tudo sobre MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

O que é MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial?

O exame MAPA significa monitorização ambulatorial da pressão arterial e consiste em um método que permite o registro da pressão arterial em um período de 24 horas, durante todas as atividades habituais do dia-a-dia e até quando a pessoa está dormindo.

Como se preparar?

Necessário pedido médico

Teste MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial: O que você precisa saber

No Espaço Saúde e Bem-estar por Vitat é possível agendar atendimento para a realização de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA). O teste mede a pressão arterial a cada 20 minutos, durante 24 horas, para a obtenção de seu registro. O objetivo é avaliar o comportamento da pressão arterial ao longo do dia e durante a noite. O teste deve ser realizado em um dia representativo da sua atividade diária. Assim, é fundamental manter as atividades rotineiras. O equipamento de monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um monitor leve e pequeno, colocado na cintura do paciente. Ele é conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira semelhante às dos aparelhos tradicionais de medição da pressão arterial. Depois de instalado o equipamento, o paciente deve permanecer com ele durante 24 horas, pelo menos. Agende e receba os cuidados de um dos nossos farmacêuticos. Todos os profissionais estão aptos a realizar este tipo de procedimento com segurança. Preparo: não é necessário Resultado: 24 h após retirada do aparelho Valor: R$125* *sujeito a alteração, consulte o espaço mais próximo de você

Indicação

Suspeita de hipertensão do avental branco - condição na qual o paciente apresenta pressão acima do normal no consultório médico e pressão normal fora dele, ou quando o médico deseja avaliar a eficácia do tratamento da hipertensão nas 24 horas, tanto no sono quanto na vigília. Avaliação de sintomas, principalmente os relacionados à hipotensão (pressão baixa).

Contraindicação

Quando não é possível ajustar a braçadeira ao braço do paciente, ou caso o paciente apresente valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou doença de Parkinson.

Conheça nossos programas especiais sobre MAPA - Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial

Encontre o programa ideal para melhorar sua saúde

Espaços Saúde & Bem-Estar por Vitat

Somos uma rede física e digital que oferece produtos e serviços acessíveis em uma plataforma completa para você viver sua saúde de forma integral todos os dias.
Nossos testes, vacinas e serviços são realizados de forma rápida, com condições e preços acessíveis.

Perguntas frequentes

Como é feito o MAPA?

No dia e horário agendados, é feita a instalação do equipamento no paciente, que permanece com ele durante 24 horas. A cada 20 minutos o monitor insufla a braçadeira e registra a pressão obtida. Após as 24 horas, o paciente retorna ao local do exame para retirada do equipamento.

Para que serve o MAPA?

A pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia a dia. Para o médico, é útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias.

Preciso agendar para fazer Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)?

Sim. O agendamento pode ser feito sem sair de casa, pelo aplicativo da Vitat. Baixe o app, selecione “Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)” e agende no local e horário mais convenientes.

Quanto tempo demora o resultado?

O resultado da monitoração fica pronto em 24h após retirada do aparelho.