Como a separação dos pais afeta os filhos?

Bem-estar Equilíbrio
12 de Janeiro, 2023
Como a separação dos pais afeta os filhos?

Passar por um divórcio não é nada fácil. Afinal, você está quebrando um vínculo íntimo com uma pessoa que passou a maior parte do tempo ao seu lado. Mas quando o casal tem filhos, a situação é ainda pior. Isso porque a separação dos pais costuma afetar ainda mais os pequenos. Dependendo de como é este processo, muitas vezes, as crianças acabam desenvolvendo problemas psicológicos.

Desse modo, elas crescem vendo os pais como um espelho, e vê-los separados pode causar um grande trauma na saúde mental, além de inseguranças ao longo da vida.

Impacto da separação dos pais na vida das crianças

De acordo com Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo comportamental, as crianças e adolescentes costumam apresentar diversos conflitos emocionais em decorrência da separação dos pais.  Portanto, confira alguns exemplos:

  • Ansiedade;
  • Agressividade;
  • Dificuldade em estabelecer regras;
  • Humor deprimido;
  • Uso de drogas;
  • Dificuldade de aprendizagem.

Como abordar o assunto com os filhos?

Para Rejane, os pais devem fornecer suporte emocional para os filhos. Lembrá-los de que mesmo separados, eles sempre darão suporte e a criança continuará sendo muito amada. 

Ela ainda afirma que a conversa deve ser feita quando os pais se sentirem prontos. “As crianças não precisam saber de detalhes”, diz.

Leia também: Término de um relacionamento: impactos e como lidar

Acompanhamento psicológico

A psicóloga Deise Moraes Saluti lembra em entrevista anterior à Vitat que os pais também precisam de auxílio e acompanhamento de um especialista. Assim, é possível aprender a conduzir o processo de separação dos filhos e ajudá-los com as questões de dificuldades emocionais, sociais e de desenvolvimento.

Além disso, é importante que os responsáveis estejam atentos às crianças e como elas estão lidando com a situação.  “O sentimento de abandono e qualquer outro problema desenvolvido por essa criança a partir da separação de seus pais requer atenção de todos os lados, não só do lado dessa criança, que agora se sente desprotegida e abandonada”, explica Deise.

Por fim, Rejane lembra que o acompanhamento psicológico ajuda a impedir que um possível trauma se estabeleça por vários motivos e sentimentos decorrentes do divórcio. “ A mudança na estrutura familiar afeta todos os membros da família. Dessa forma, o psicólogo pode indicar caminhos para facilitar a transição familiar”, finaliza.

Fontes: Deise Moraes Saluti – psicóloga e escritora e  Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo comportamental especializada em compulsões.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

à esquerda, uma tigela com salada de pepino e um hashi pegando um pepino. à direita, um copo de plástico com salada de pepino.
Alimentação Bem-estar

Salada de pepino do TikTok: aprenda a fazer e veja os benefícios

O pepino é uma excelente escolha para quem busca uma alimentação equilibrada e saudável.

mulher sentada na frente de mesa e computador, apoiando os cotovelos na mesa e com a cabeça entre as mãos. produtividade e saúde mental estão conectadas.
Bem-estar Equilíbrio

Produtividade e saúde mental: como a empresa pode ajudar?

Colaboradores saudáveis tem menos faltas e maior capacidade de resolver problemas; entenda mais a relação entre produtividade e saúde mental.

chá para dormir em uma xícara azul em cima de uma cama com um cobertor azul
Alimentação Bem-estar Sono

Chá para dormir: conheça as 7 melhores opções e como fazer

Relaxar se transforma em um ritual de agitação quando as preocupações invadem a mente.