Dicas para manter a saúde das cordas vocais

Saúde
20 de Abril, 2022
Dicas para manter a saúde das cordas vocais

Alguns cuidados com a voz ajudam bastante na preservação de possíveis alterações e doenças. São medidas que devem ser seguidas por todos de modo a preservar a saúde das cordas vocais e, consequentemente, a manutenção de uma voz limpa, clara e agradável ao ouvinte.

Após dois anos de isolamento social, os eventos e shows voltaram com toda força. E com tanto ruído, ingestão de bebidas alcoólicas e desgaste físico abusamos da voz. Segundo a fonoaudióloga e fundadora do Clube da Fala, Laila Wajntraub, abusar, mesmo que em apenas um dos dias de festa, já pode desencadear problemas como rouquidão e perda de voz.

Os excessos como falar muito e muito alto, gritar e forçar a voz, podem sobrecarregar as pregas vocais, desencadeando um inchaço, causando rouquidão, alteração na qualidade da voz ou perda dela por alguns dias.

“As pregas vocais incham, perdem a mobilidade e ficam impedidos de vibrar e produzirem a voz”, explica.

Dessa forma, é fundamental manter hábitos que incluem beber bastante água, evitar brigar com ruídos externos e não fumar, para a preservação e manutenção das cordas vocais.

Confira esses e outros cuidados indispensáveis indicados pela fonoaudióloga:

Beba bastante água para manter a saúde das cordas vocais

Enquanto estiver falando, beba água em pequenos goles. Ter um corpo permanentemente hidratado significa ter pregas vocais também hidratadas e com melhores flexibilidade e vibração.

“O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia. A cor da urina (clara) pode auxiliar no controle de uma hidratação adequada” alerta Laila.

Mantenha uma alimentação equilibrada

Algumas ações, como evitar passar muitas horas em jejum e como mastigar bem cada alimento a ser ingerido, são boas medidas. Busque também consumir alimentos saudáveis, tornando a dieta rica em grãos, em legumes e em verduras.

“Uma boa dica de alimento é a maçã, pois se trata de uma fruta adstringente que limpa o trato vocal. Além disso, a sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras”, indica a especialista.

Busque hábitos saudáveis de vida

Manter um sono regular é algo essencial para a manutenção da saúde. Por isso, durma regularmente mantendo uma rotina de, pelo menos, 8 horas diárias. Não se esqueça dos momentos de lazer, essenciais para o bem-estar e, principalmente, da prática de atividades físicas que contribuem também para uma boa produção vocal.

Sentir-se confortável é fundamental, portanto, opte por usar roupas leves com tecidos que absorvam a transpiração, ideais para quem trabalha com a voz.

Leia também: Melhores alimentos para a voz

Respire corretamente para manter a saúde das cordas vocais

Procure respirar sempre corretamente, levando ar até o abdômen e expandindo as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo — é o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar. Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, porém relaxada, principalmente a cabeça.

“Faça também exercícios respiratórios ao falar. Para isso, ler em voz alta de forma devagar e pausadamente pode contribuir para melhorar a respiração. Sendo assim, inclua essa prática na sua rotina”, diz Laila.

Evite competir com ruídos externos durante a fala

“Fique atento a esses ruídos e procure não aumentar o volume de sua voz na tentativa de superá-los. Tente sempre não gritar. Se for possível, opte pelo microfone ao falar em público”, finaliza a fonoaudióloga.

Fonte: Laila Wajntraub, fonoaudióloga e fundadora do Clube da Fala.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

mulher com as mãos na barriga
Saúde

Vaginismo afeta o bem-estar e pode ter causas emocionais

O vaginismo é um tipo de dor que acontece durante a penetração. As causas normalmente englobam aspectos psicológicos, e problema atrapalha a vida sexual

foto do ator Tony Ramos
Saúde

Hematoma subdural: entenda quadro de Tony Ramos

Tony Ramos passou por duas cirurgias após apresentar um hematoma subdural. Segundo boletim médico, ator já tem "melhora na evolução do quadro clínico"

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!