Sangue nas fezes do bebê: o que pode ser e como lidar?

14 de julho, 2022

Ao trocar a fralda, você toma um susto: tem sangue nas fezes do bebê. E agora? Como você deve imaginar, isso não é nem um pouco comum e pode indicar algumas condições sérias de saúde.

O que significa encontrar sangue nas fezes do bebê? 

“Encontrar sangue nas fezes de um bebê pode significar algumas doenças. Por isso, o bebê deve ser atentamente observado e seu pediatra deve ser imediatamente comunicado. Assim, ele pode descartar algumas patologias infecciosas, inflamatórias ou até alergias alimentares. Dentre elas, a mais comum é a alergia à proteína do leite de vaca”, explica a pediatra Ana Loch. 

As principais causas, de acordo com a médica, são doenças infecciosas que surgem por vírus ou por bactérias como Salmonella, Shigella, E. Coli ou Campylobacter, bem como doenças parasitárias, como a causada pela ameba.  

“Além disso, o sangue nas fezes pode ocorrer devido a doenças inflamatórias intestinais. Um exemplo é a doença de Crohn ou a retocolite ulcerativa. Além disso, pode ocorrer por conta da constipação intestinal e também alergias alimentares, dentre as quais a APLV é a mais frequente entre os bebês”, complementa. 

Importância de identificar

Tratar o que ocasionou o sangue nas fezes do bebê começa com identificar a causa desse sangramento. “É sempre importante recorrer ao pediatra da criança para fazer o diagnóstico diferencial clínico ou através de exames, e seguir a conduta prescrita”, explica a enfermeira obstetra Cinthia Calsinski.

Um exemplo é o caso das fezes ressecadas, que podem ser tratadas com aumento da ingestão de água e fibras na alimentação. Se o bebê apresentar alergia à proteína do leite de vaca, deve-se excluir esse alimento da dieta materna (caso o bebê ainda esteja na fase de aleitamento exclusivo) ou usar uma fórmula especial para tratar a condição. 

“No caso de quadro infeccioso, importante primeiro manter a criança bem hidratada, e avaliar a necessidade de introduzir antibiótico ou algum probiótico”, diz a pediatra.  

Leia também: Alergia à fralda: saiba como identificar e evitar

Tratamento de sangue nas fezes do bebê

O primeiro passo, então, é buscar orientação profissional assim que o tutor da criança perceber sangue nas fezes, a não ser que seja claro que esse sangramento é fruto de uma lesão na região de fraldas, por exemplo. 

“O tutor deve comunicar ao seu pediatra para que, juntos, achem uma causa para esse sangramento. Ao mesmo tempo, deve intensificar a hidratação do seu bebê evitando que as fezes fiquem ressecadas, assim como investigar se houve alguma mudança na alimentação, algo que justifique o sangramento (alergia) e observar se pode ser um quadro infeccioso, se há febre ou outros sintomas concomitantes, para que o pediatra avalie a necessidade do tratamento com antibiótico”, orienta Ana. 

Uma vez que a causa é identificada, é possível evitar sua ocorrência através de uma melhor hidratação do bebê, alimentação mais rica em fibras, exclusão da dieta de possíveis alérgenos, no caso de alergias alimentares, e, no caso das causas infecciosas, atentar a possíveis riscos de contaminação com água e alimentos oferecidos à criança, às condições de higiene, etc.

Fontes: Ana Loch, médica pediatra e Cinthia Calsinki, enfermeira obstetra

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.