Sangue na fralda do bebê: o que pode ser e o que fazer  

Gravidez e maternidade Saúde
08 de Agosto, 2022
Sangue na fralda do bebê: o que pode ser e o que fazer  

A presença de sangue na fralda do bebê costuma apavorar os pais, ainda mais quando se trata de recém-nascidos. Porém, não há motivo para pânico, embora seja necessário, sim, investigar as possíveis causas.

De acordo com o pediatra Dr. Aderbal Magno Caminada Sabrá Filho, quando se nota a presença de sangue nas fezes do bebê, a recomendação é procurar o pediatra. Isso porque o sintoma pode estar associado a diversas circunstâncias. “Se for uma fissura anal, por exemplo, o especialista saberá pelo exame físico. Ele pode observar, por exemplo, se há uma lesão. Se não for visível, ele poderá solicitar exames para concluir o diagnóstico”, explica.

Causas

Diversos fatores podem desencadear a presença de sangue na fralda do bebê. Assim, confira as principais causas:

  • Fissura anal, lesão no ânus que pode ocorrer em razão de fezes endurecidas; Urina concentrada, quando a criança não mama o suficiente e fica desitradatada (o xixi pode ficar com tonalidade alaranjada ou avermelhada); Sangue provocado por uma assadura; 
  • Deglutição de sangue materno durante a amamentação; 
  • Colite do leite materno ou alergia ao leite de vaca.

De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), a colite induzida por proteínas alimentares é uma doença intestinal causada por alergia a alguma proteína da dieta, em geral do leite de vaca ou da soja, que ocorre especialmente em crianças pequenas. Geralmente, pode incluir no segundo mês de vida em bebês que são alimentados exclusivamente com o leite materno. Frações de proteínas do leite de vaca da dieta materna são detectadas no leite humano e podem sensibilizar o lactente. 

Além disso, a maioria das crianças melhora da alergia alimentar após os 3 anos de vida, porém algumas mantêm a hipersensibilidade ao longo da infância.

Leia também: Dermatite de fraldas em crianças: prevenção e tratamento

O que fazer quando há sangue na fralda do bebê?

Apesar de não ser grave, o Dr. Aderbal alerta que é muito importante buscar auxílio médico para identificar a causa.

O pediatra esclarece que poderão ser solicitados exames distintos, caso não identifique o motivo do sangue na fralda do bebê durante a consulta. Se for uma alergia alimentar, provocada pelo leite materno ou pela fórmula, o profissional saberá pelas queixas da mãe associadas à presença de cólicas, gases e diarreia na criança. 

No caso de sangue deglutido, por exemplo, é necessário reconhecer de quem é o sangue nas fezes, se é da criança ou da mãe. Para isso, o médico solicitará alguns exames ao laboratório. “É preciso investigar a mãe e verificar se ela não está com dor ao amamentar. Portanto, às vezes é necessário tratar a mãe e não o bebê”, esclarece.

Os exames mais comuns solicitados para identificar a razão do sangue na fralda do bebê são: exame de fezes; calprotectina fecal, que avalia se há alguma inflamação intestinal; pesquisa de sangue oculto nas fezes, além do exame físico para reconhecer fissura anal da criança.

Fonte: Dr. Aderbal Magno Caminada Sabrá Filho, médico pediatra da clínica AmorSaúde de Botafogo – RJ 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de

mulher meditando
Saúde

Saúde espiritual

Quando falamos em Saúde Espiritual estamos nos referimos à busca de um sentido, propósito e significado na vida, independente da crença e religião. A espiritualidade gera