Sabrina Petraglia relata acidente doméstico grave com filho no berço. Entenda
Sabrina Petraglia levou um grande susto em sua casa, em Dubai, onde mora com a família. Nas Instagram, a atriz revelou que uma janela caiu em cima do berço de Léo, de 9 meses, seu filho caçula. O acidente doméstico que Sabrina Petraglia relata nas redes sociais foi grave.
“Passei por um perrengue ontem em casa. Ouvi um barulhão e quando cheguei no quarto do Léo, a janela, que é uma janela de vidro grosso, enorme, caiu em cima do berço. Amassou e eu fiquei desesperada!”, contou. Além de Léo, Sabrina também é mãe de Gael e Maya, de 3.
Ainda segundo Sabrina, o acidente poderia ter acontecido – e até se repetir – em qualquer cômodo de sua casa. “A casa inteira tem essa janela e todas estavam meio bambas”, explicou. “Podia ter acontecido um acidente muito grave”, desabafou.
Para não passar novamente pelo susto, a artista precisou se mudar para um hotel. “O arquiteto que está me ajudando a decorar a casa me pediu para passarmos dois dias fora para ele fazer a manutenção de todas as janelas”, avisou.
Leia mais: Como limpar o berço do bebê corretamente para evitar alergias
Sabrina Petraglia alerta para riscos de objetos caírem no berço
Embora o acidente doméstico que atingiu o bebê de Sabrina Petraglia não seja comum, outros objetos podem oferecer riscos. Por exemplo, os móbiles. Assim, seus componentes não devem ser pequenos, evitando, então, o risco deles se desprenderem. Por isso, lembre-se de fixá-los firmemente no teto para evitar que ele caia acidentalmente.
Além do risco de queda, outros acidentes domésticos podem ocorrer no berço. Segundo os dados do Ministério da Saúde, o sufocamento é a principal causa de morte de crianças com até 1 ano. Assim, o ideal é evitar bichinhos de pelúcia e outros objetos no berço, como almofadas, por exemplo.
Do mesmo modo, o mosqueteiro é outro acessório que, por acumular muita poeira, só deve ser usado em locais onde haja realmente necessidade. Nesses casos, ele precisa ser lavado toda semana. Por fim, lençóis ou mantas nunca devem ficar soltos do colchão e/ou cobrindo os bracinhos do bebê. Também é importante não utilizar travesseiros ou almofadas e não colocar protetores acolchoados nas laterais do berço.
Afinal, quais são as dicas para manter a casa segura?
- Use redes de proteção em todas as janelas, sacadas e varandas de casas e apartamentos, pois qualquer altura pode ser fatal.
- Além disso, coloque portões removíveis nas escadas, tanto embaixo quanto no alto. Para os degraus mais altos use cercadinhos.
- Coloque protetores nas quinas das mesas, tanto as mais altas, quanto as de centro.
- Retire enfeites que podem quebrar ou são muito pesados.
- Coloque antiderrapantes nos tapetes.
- Tire os fios elétricos que possam fazer a criança tropeçar.
- Use protetores de tomadas.
- Cuidado com prateleiras que não estão presas à parede. Isso porque as crianças adoram escalar e fazer das estantes uma escada.
- Gavetas que guardam louças e talheres, assim como armários da cozinha, devem ficar bem fechados. Além disso, use travas de segurança para aquelas gavetas e armários que abrem facilmente.
- Cuidados com pisos escorregadios, especialmente no banheiro, cozinha e área de serviço, por exemplo.
- Não deixe banquinhos no banheiro nem na cozinha, pois eles podem facilitar que a criança alcance objetos sem contar que oferecem risco de queda.
- Use protetores apropriados nos vasos sanitários. As crianças adoram brincar com água.
- Cuidado com baldes com água na área de serviço. Acredite: há vários casos de afogamento com pequena quantidade de água.
- Guarde produtos de beleza, limpeza e higiene (inclusive os atraentes frascos de perfume) bem longe do alcance das crianças. Observe que estes produtos geralmente são coloridos e cheirosos, por isso oferecem alto risco de intoxicação.
- Guarde remédios em locais altos, de preferência fechados com chave. No Brasil, os remédios são uma das principais causas de intoxicação doméstica.