Roda abdominal: Conheça o equipamento e seus benefícios

Bem-estar Movimento
10 de Março, 2020
Roda abdominal: Conheça o equipamento e seus benefícios

Pequena no tamanho, grande na potência: assim é a roda abdominal. A praticidade do aparelho fez com que ele se tornasse uma ferramenta essencial nas academias.

Ela é uma pequena roda atravessada por uma barra para o apoio das mãos. Por ser versátil, pode ser usada em atividades que trabalham diferentes partes do corpo. Porém, atua mais diretamente nos músculos do abdômen, costas e pelve. É portátil e pode ser usada juntamente com um colchonete para a estabilização dos joelhos.

Trabalha o fortalecimento da musculatura e melhora o alinhamento da coluna e postura. O que auxilia nos movimentos funcionais do dia a dia, como levantar, sentar e agachar.

No entanto, é preciso alguns cuidados, mesmo se tratando de um aparelho tão simples. Pessoas que possuem problemas na lombar, dores nos ombros e fraqueza na musculatura das costas devem evitar o equipamento. Isso porque ele exerce certa pressão na região, e exige um bom controle e força nos ombros. Assim, exercícios feitos com a roda abdominal devem ser feitos progressivamente, respeitando os limites do corpo para evitar lesões e tensões.

Exercícios com roda abdominal

roda abdominal

Deixe o corpo em linha reta, com o abdômen contraído e ombros e quadris na mesma direção durante todo o exercício. Dessa forma, evite abaixar o quadril ou arquear as costas no final do movimento .

Iniciante

Ajoelhe-se em um colchonete ou superfície macia. Logo após, apoie as duas mãos nas barras da roda e mantenha o punho na posição neutra. Coloque a roda abdominal em frente aos joelhos e fique na posição de quatro apoios.

Inspire, mantendo os braços e coluna esticados. Faça uma pequena flexão dos cotovelos, leve lentamente a roda para frente e alongue o corpo. Role o equipamento até a metade do caminho. Por último, expire, retornando à posição inicial. Comece com três séries de 5 a 10 repetições.

Avançado

Ao contrário da fase iniciante, você irá inspirar, mantendo os braços e coluna estendidos e uma pequena flexão dos cotovelos. Em seguida, leve lentamente a roda para frente, alongando o corpo até a amplitude completa. Expire e retorne à posição inicial. O recomendado é fazer de três a quatro séries com 10 a 20 repetições.

Muito avançado

Comece o movimento em pé. Dobre o corpo e apoie as duas mãos nas barras, mantendo o punho em posição neutra. Posicione a roda abdominal em frente ao corpo no chão.

Depois inspire, leve lentamente a roda para frente e alongue o corpo até ter uma amplitude completa. Faça de três a quatro séries com 10 a 20 repetições.

Benefícios

  • Mais segurança em quase todos os exercícios e até mesmo fora da academia, já que o fortalecimento da musculatura é fundamental para proteger a coluna e região lombar;
  • Treina os músculos que ficam mais evidentes quando definimos o abdômen;
  • Atinge tanto a porção superior como inferior do reto do abdômen, sem haver a necessidade de implementar outros exercícios para trabalhar cada área.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Neste Setembro Amarelo, confira 5 atitudes para ajudar alguém que está em sofrimento
Bem-estar Equilíbrio

Setembro Amarelo: 5 atitudes para ajudar alguém em sofrimento

Aprenda cinco maneiras práticas de apoiar emocionalmente quem está passando por momentos difíceis, com dicas que envolvem acolhimento, empatia e incentivo à busca por ajuda profissional

casal correndo e olhando o relógio
Bem-estar Movimento

Seu relógio inteligente pode estar errado sobre gasto calórico

Estudo de 2017 encontrou inconsistências de até 93% nos cálculos de diferentes tipos de dispositivos. Mas acessório apresenta outras vantagens

homem adulto com esquizofrenia sentado com as duas mãos no cabelo.
Bem-estar Equilíbrio

Esquizofrenia em adultos: conheça os sintomas e como tratar

O adulto com esquizofrenia pode ter uma variedade de sintomas, desde comportamento bizarro e incerto e fala desorganizada a perda de emoções.