Reparação ligamentar: entenda a cirurgia de Neymar

Saúde
07 de Março, 2023
Reparação ligamentar: entenda a cirurgia de Neymar

O jogador Neymar vai passar por uma cirurgia de reparação ligamentar no tornozelo direito. De acordo com o Paris Saint-Germain, time em que joga, ele pode ficar até quatro meses afastado dos gramados. O atleta da seleção brasileira será operado nos próximos dias no Hospital Aspetar, em Doha, capital do Qatar. O objetivo é reduzir as entorses do atacante.

“A equipe médica do PSG recomendou uma operação de reparação ligamentar, a fim de evitar um grande risco de recorrência. Todos os especialistas consultados confirmaram essa necessidade”, afirmou o PSG, em nota oficial.

Leia mais: Dor no joelho pode ser sinal de lesão grave

Reparação ligamentar: cirurgia ajudará em lesões recorrentes do jogador

Uma entorse é leve, moderada ou grave, conforme o ligamento estiver distendido, parcialmente rompido ou completamente rompido. Assim, pode causar dor, inchaço e inflamação no local e levar de 2 a 3 dias para tratar aquelas de menor gravidade. No entanto, se forem de risco extremo, pode levar meses. Podendo ser feita a cirurgia de reparação ligamentar.

Esse tipo de lesão tem atingido Neymar com frequência, sobretudo no tornozelo direito. Primeiramente, o jogador se lesionou no jogo de estreia do Brasil na Copa do Mundo, em novembro. Por isso, ficou fora de duas partidas. Depois, em 20 de fevereiro, o brasileiro sofreu novamente com o problema em partida contra o Lille, pelo Campeonato Francês, e está afastado desde então.

Entorses frequentes são um perigo para atletas, pois prejudicam o desempenho e podem levar à instabilidade crônica do tornozelo. Além disso, essas lesões também aumentam o risco para desgastes adicionais a cada nova repetição, como lesões da cartilagem. Inclusive, na Copa, Neymar também recebeu o diagnóstico de um edema ósseo após fazer exames. Por isso, lesões de repetição, como as do atacante brasileiro, são o principal indicativo da necessidade de cirurgia.

Como o procedimento é feito?

A cirurgia faz a reconstrução do ligamento, tecido que liga os ossos e as articulações. Desse modo, as técnicas podem usar enxertos de tensões ou fitas resistentes de sutura, a depender da extensão das lesões.

Assim, o ortopedista, profissional mais adequado para avaliar e realizar a cirurgia, faz uma artroscopia, procedimento em que equipamentos de imagem são introduzidos no local da lesão através de finas mangueiras. Depois de observar o estado das estruturas, o profissional dá início à remoção do ligamento antigo e fixação das estruturas substitutas.

Após a cirurgia, o jogador fica, em média, duas semanas imobilizado, para evitar estresses na região.
Depois, aos poucos, começa a pisar com carga parcial (usando muletas) e inicia a fisioterapia para ganhar força muscular e equilíbrio, que previnem novas lesões. Só então vem a transição para voltar ao esporte de alta intensidade. Por fim, a cicatrização completa pode levar até quatro meses.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças