Remada curvada: para que serve e como fazer?
A remada curvada é um exercício de musculação que visa principalmente o desenvolvimento dos músculos das costas. Assim, o exercício trabalha toda a parte dorsal do tronco por meio dos movimentos de extensão do ombro, adução escapular e flexão do cotovelo. Existem três variações: fechada, aberta (ou pronada), que trabalha a região posterior dos ombros, e a supinada, que ativa os bíceps.
Leia mais: Remada: benefícios, como fazer e variações do exercício
Benefícios da remada curvada
- Primeiramente, aumenta a hipertrofia muscular na região dorsal;
- Além disso, melhora a produção de força e amplitude;
- Aumenta a estabilização e equilíbrio;
- E, por fim, melhora a funcionalidade em geral;
Como fazer remada curvada
1. Antes de mais nada, mantenha os pés afastados, paralelos aos ombros, e os joelhos levemente flexionados. O pescoço fica sempre alinhado à coluna, que deve permanecer reta.
2. Então, contraia o abdômen, abra o peito e encaixe os ombros para trás.
3. A posição dos cotovelos vai depender da orientação do exercício: na remada curvada fechada e na supinada, eles ficam mais próximos ao tronco; enquanto na aberta, eles se afastam formando um arco conforme você levanta o peso. Nos três casos, mantenha-os semiflexionados.
4. Segure no centro dos halteres. Se preferir usar a barra, posicione as mãos com distância igual à largura dos ombros.
5. Atenção à pegada do peso: se a remada for fechada, a palma da mão fica voltada para as laterais do corpo; se for aberta, o dorso da mão fica voltado para frente. Na supinada, a palma da mão fica virada para cima.
6. Desça o tronco e faça movimentos de remada. Puxe os pesos atentando ao movimento das escápulas: é importante que a região “abra e feche” conforme você executa o exercício. Faça o número de repetições recomendado pelo profissional, de acordo com seu objetivo.
Qual peso usar?
Esse é um movimento com o qual você pode eventualmente fazer bastante peso. Mas não exagere e tente carregar um peso que só te permita fazer 3 a 4 repetições. Quando você faz muito esforço nesse exercício, torna-se muito fácil padronizar a postura ruim, que pode destruir a região lombar. Um bom ponto ideal é tentar um peso que te permita fazer de 8 a 10 repetições.
Exercícios que substituem a remada curvada
- Remada sentado na polia;
- Remada de Máquina Sentado;
- Remada com Halteres;
- Remada na barra T.
Leia mais: Remada ou puxada: afinal, o que é melhor para definir dorsais?