Regulação emocional: O que é e qual a importância

Bem-estar Equilíbrio
11 de Novembro, 2020
Regulação emocional: O que é e qual a importância

Todos nós passamos por situações estressantes diariamente. Mas com a regulação emocional, é possível lidar com as dificuldades de forma saudável. Durante a vida, surgem diversos desafios como prazos e metas no trabalho, responsabilidades com a família, contas a pagar e problemas com a saúde. Assim, esses fatores contribuem para o aumento do estresse, que pode gerar um desequilíbrio na saúde emocional. 

A regulação emocional é fundamental para manter as emoções “controladas”, para que o indivíduo seja capaz de desenvolver o equilíbrio emocional. 

Essa habilidade pode incluir qualquer estratégia de enfrentamento para driblar as emoções indesejadas. Como por exemplo, exercícios físicos, mindfulness, autoconhecimento e alimentação balanceada. 

Leia mais em: Inteligência emocional: O que é e benefícios

Dessa forma, à medida em que a estabilidade é desenvolvida, as pessoas são capazes de aprender a identificar os gatilhos que afetam o emocional, até que se torne um hábito.

Desregulação emocional

Por outro lado, quando não conseguimos lidar com os impasses, pode acontecer a desregulação emocional. Ou seja, a dificuldade em lidar com as experiências e emoções.

De acordo com pesquisas da Association for Psychological Science, não ter regulação emocional afeta todas as relações, tanto pessoais quanto profissionais.

Além disso, essa desregulação pode trazer problemas mais graves: intoxicação alcoólica ou uso excessivo de álcool durante a semana; automutilação;  abuso de drogas; automedicação; procrastinação excessiva; compulsão alimentar, entre outros.

Mindfulness para a regulação emocional

O mindfulness é uma ótima maneira de se regular emocionalmente. Isso porque o mindfulness é uma técnica de meditação e exercícios que ensina a ter foco no presente, e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.

Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e às coisas pelas quais normalmente nos apressamos. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo e para cada sentimento e emoção, sem julgamentos.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva