Reações instintivas: Entenda o caso de Will Smith no Oscar

Bem-estar Equilíbrio
31 de Março, 2022
Reações instintivas: Entenda o caso de Will Smith no Oscar

Recentemente o ator Will Smith agrediu o comediante Chris Rock na premiação do Oscar, em reação a uma piada com a aparência de sua esposa, Jada Smith, que está com a cabeça raspada por conta de uma doença chamada alopecia. As reações instintivas que Will Smith teve são muito comuns, e há uma explicação para isso.

Leia também: Quem tem alopecia areata pode fazer transplante capilar?

O que são reações instintivas? 

Basicamente, as reações instintivas estão relacionadas com a capacidade de reagir rapidamente a ataques. Ou seja, agir por impulso diante das situações.

Uma explicação técnica de como funcionam as nossas reações instintivas em determinadas situações, se dá ao fato de que a cognição social é o processo que orienta condutas frente a outros indivíduos. 

Dessa maneira, várias estruturas cerebrais têm um papel chave para controlar as condutas sociais. Como o córtex pré-frontal ventromedial, a amígdala, o córtex somatosensorial direito e a ínsula. 

O córtex pré-frontal ventromedial está comprometido com o raciocínio social e com a tomada de decisões; a amígdala com o julgamento social de faces; o córtex somatosensorial direito, com a empatia e com a simulação; enquanto que a ínsula, com a resposta autonômica.

Como lidar com essas reações

A especialista em desenvolvimento comportamental Madalena Feliciano, explica que como nossas reações são instintivas e automáticas é um desafio evitá-las. Mas a boa notícia é que existem algumas maneiras de lidar com elas.

Assim, quando tomamos conhecimento do que estamos sentindo, podemos usar métodos de distração. Como por exemplo, se concentrar e contar até dez, lembrar o nome dos sete anões, lembrar do número do seu telefone de trás para frente, desta forma desviamos o foco da situação e reduzimos a intensidade emocional. “Essa técnica é mais fácil de se realizar em situações intensas, mas tem efeito de curta duração e nem sempre acaba sendo possível de ser feita ou tão eficaz”, relata Madalena.

Além disso, o ideal é não demonstrar raiva, tristeza ou o que for que estiver sentindo no momento da reação instintiva. “Através disso podemos reduzir a expressão das emoções, enganar o cérebro e também diminuir o sentimento. Depois que uma estrutura bem primitiva do nosso cérebro, chamada amígdala, identifica um estímulo qualquer, ela analisa seu conteúdo e prepara o corpo para reagir. Embora em grande parte isso se dê de forma inconsciente, a amígdala também manda informações para o córtex pré-frontal, região do cérebro responsável por tarefas mais sofisticadas como autocontrole.” explica Madalena Feliciano.

“Não é fácil controlar nossas emoções instintivas na grande maioria das situações e para todos os problemas emocionais. Muitas vezes estamos sofrendo com acúmulo de estresse, ansiedade, noites mal dormidas, e diversas outras situações que causam um certo tipo de desequilíbrio emocional. Mas garanto que vale a pena se esforçar, e se necessário, procure ajuda especializada para te auxiliar a identificar e amenizar emoções negativas”, finaliza a especialista.

Fonte: Madalena Feliciano, especialista em desenvolvimento comportamental .

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!