Reações instintivas: Entenda o caso de Will Smith no Oscar

Bem-estar Equilíbrio
31 de Março, 2022
Reações instintivas: Entenda o caso de Will Smith no Oscar

Recentemente o ator Will Smith agrediu o comediante Chris Rock na premiação do Oscar, em reação a uma piada com a aparência de sua esposa, Jada Smith, que está com a cabeça raspada por conta de uma doença chamada alopecia. As reações instintivas que Will Smith teve são muito comuns, e há uma explicação para isso.

Leia também: Quem tem alopecia areata pode fazer transplante capilar?

O que são reações instintivas? 

Basicamente, as reações instintivas estão relacionadas com a capacidade de reagir rapidamente a ataques. Ou seja, agir por impulso diante das situações.

Uma explicação técnica de como funcionam as nossas reações instintivas em determinadas situações, se dá ao fato de que a cognição social é o processo que orienta condutas frente a outros indivíduos. 

Dessa maneira, várias estruturas cerebrais têm um papel chave para controlar as condutas sociais. Como o córtex pré-frontal ventromedial, a amígdala, o córtex somatosensorial direito e a ínsula. 

O córtex pré-frontal ventromedial está comprometido com o raciocínio social e com a tomada de decisões; a amígdala com o julgamento social de faces; o córtex somatosensorial direito, com a empatia e com a simulação; enquanto que a ínsula, com a resposta autonômica.

Como lidar com essas reações

A especialista em desenvolvimento comportamental Madalena Feliciano, explica que como nossas reações são instintivas e automáticas é um desafio evitá-las. Mas a boa notícia é que existem algumas maneiras de lidar com elas.

Assim, quando tomamos conhecimento do que estamos sentindo, podemos usar métodos de distração. Como por exemplo, se concentrar e contar até dez, lembrar o nome dos sete anões, lembrar do número do seu telefone de trás para frente, desta forma desviamos o foco da situação e reduzimos a intensidade emocional. “Essa técnica é mais fácil de se realizar em situações intensas, mas tem efeito de curta duração e nem sempre acaba sendo possível de ser feita ou tão eficaz”, relata Madalena.

Além disso, o ideal é não demonstrar raiva, tristeza ou o que for que estiver sentindo no momento da reação instintiva. “Através disso podemos reduzir a expressão das emoções, enganar o cérebro e também diminuir o sentimento. Depois que uma estrutura bem primitiva do nosso cérebro, chamada amígdala, identifica um estímulo qualquer, ela analisa seu conteúdo e prepara o corpo para reagir. Embora em grande parte isso se dê de forma inconsciente, a amígdala também manda informações para o córtex pré-frontal, região do cérebro responsável por tarefas mais sofisticadas como autocontrole.” explica Madalena Feliciano.

“Não é fácil controlar nossas emoções instintivas na grande maioria das situações e para todos os problemas emocionais. Muitas vezes estamos sofrendo com acúmulo de estresse, ansiedade, noites mal dormidas, e diversas outras situações que causam um certo tipo de desequilíbrio emocional. Mas garanto que vale a pena se esforçar, e se necessário, procure ajuda especializada para te auxiliar a identificar e amenizar emoções negativas”, finaliza a especialista.

Fonte: Madalena Feliciano, especialista em desenvolvimento comportamental .

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva