Queloide no nariz: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Saúde
14 de Julho, 2022
Queloide no nariz: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você já ouviu falar em queloides? Eles são bastante comuns em cicatrizes, sejam aquelas que surgem por cirurgias, seja pela cicatrização de ferimentos (até mesmo tatuagens e piercings). O queloide no nariz, por exemplo, é bastante comum.

O que é o queloide no nariz?

“O queloide no nariz é uma condição que ocorre quando o tecido responsável pela cicatrização, que é o colágeno, cresce mais do que o normal, deixando a pele no local elevada e endurecida”, explica Maria Paula Del Nero, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. “É um excesso de cicatrização”, completa a especialista.

No entanto, não é preciso alarme: o queloide é uma condição totalmente benigna e que não oferece riscos à saúde. Ainda assim, ele pode apresentar alguns sintomas: como, por exemplo, dor à palpação, coceira, ardência ou perda de sensibilidade na região. 

Aliás, esses queloides são muito comuns devido ao uso de piercings no nariz e também por cicatrizes de acne severa na região, o que pode gerar bastante desconforto, principalmente estético. 

Tratamento

Quando o assunto são os tratamentos, existem muitas opções disponíveis no mercado hoje, mas o laser de CO2 fracionado associado à aplicação intradérmica de corticoide é a melhor opção, de acordo com a médica. Além disso, usos de adesivos ou pomadas com corticoide ou silicone também são opções disponíveis. 

Aliás, algumas pessoas têm mais propensão ao desenvolvimento de queloides do que outras. No entanto, especialmente quando se fala em piercings, é importante todos seguirem as recomendações de cuidado com ferimentos e cortes. Assim, é possível evitar o desenvolvimento desses acúmulos de tecidos. Além disso, buscar orientação médica em caso de inflamação, vermelhidão e pus no local do piercing é essencial para impedir também a formação desses queloides e evitar outros desconfortos. 

Leia também: Saiba como evitar o surgimento de queloides

Fonte: Maria Paula Del Nero, dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo