Psicose pós-parto: quadro clínico evolui rapidamente

Bem-estar Equilíbrio Gravidez e maternidade Saúde
09 de Março, 2022
Psicose pós-parto: quadro clínico evolui rapidamente

A psicose pós-parto – também conhecida como psicose puerperal – consiste em um transtorno psiquiátrico. Dessa forma, é mais grave e menos frequente, podendo acometer a mãe após o nascimento do bebê. Assim, tem início súbito e costuma aparecer no segundo ou terceiro dia depois de ela dar à luz.

Em primeiro lugar, para compreender um pouco do espectro emocional ao qual as puérperas estão sujeitas, a chegada de um filho inicia um período de muitas mudanças, no qual se entrelaçam sentimentos como o amor, medo, insegurança, felicidade e tristeza. Estes, associados às alterações hormonais e do corpo da mulher neste período, podem ser fatores desencadeantes de transtornos do humor, além das dificuldades na vida pessoal, familiar, profissional ou econômica; gravidez não planejada e falta de suporte social.

Sintomas da psicose pós-parto

Geralmente, as mulheres com psicose pós-parto apresentam diversos sintomas. Portanto, veja abaixo os principais:

  • Instabilidade emocional;
  • Confusão mental;
  • Desconfiança;
  • Nervosismo;
  • Delírios;
  • Alucinações;
  • Choro excessivo;
  • Estado de humor maníaco (pensar e falar extremamente rápido) e desorganização do comportamento, configurando emergência médica.

Causas da psicose pós-parto

De acordo com a psiquiatra Elaine Henna, o transtorno é de causa multifatorial e complexa. “Os fatores de risco associados incluem histórico pessoal e familiar de transtorno bipolar, psicose puerperal em gestação anterior, descontinuação de tratamento na gestação. Além disso, privação de sono e alterações abruptas nos níveis hormonais” explica.

Desse modo, segundo a médica, a puérpera pode ter sentimentos distorcidos não somente em relação à realidade, mas também ao bebê, que variam entre amor, indiferença, confusão, raiva, desconfiança e medo. “Na maioria dos casos, a vida e a integridade física da criança podem estar em risco”, alerta Elaine Henna.

Leia também: Depressão pós-parto: Taxa de casos dobrou na pandemia

Tratamento 

O tratamento para psicose puerperal deve começar no aparecimento dos primeiros sintomas. Sendo assim, dada a gravidade, a internação é, habitualmente, necessária para salvaguardar a integridade da mãe e da criança. “O tratamento deve ser feito por um psiquiatra, com terapia medicamentosa”, orienta a docente da PUC-SP.

Leia também: Como tratar a depressão pós-parto durante a amamentação?

Diferença entre psicose e depressão pós-parto

A depressão pós-parto tende a se manifestar no primeiro mês do nascimento da criança até o sexto mês após o parto, com piora gradual dos sintomas. Assim, ela consiste em sentimentos como tristeza, falta de interesse e de ânimo, melancolia, choro fácil, sentimento de culpa e de menos-valia, medo de machucar o bebê e alterações do sono e do apetite. Por outro lado, nos casos de depressão, é difícil para a mulher fazer as tarefas diárias e nutrir um laço com o seu filho.

 Já a psicose tem aparecimento abrupto logo após o parto e a mulher passa a ter pensamentos muito incoerentes, sensação de perseguição, mudanças de humor e agitação, além de poder ter visões ou ouvir vozes. A psicose pós-parto aumenta o risco de a mãe cometer infanticídio, porque ela desenvolve pensamentos irracionais, acreditando que o bebê terá um destino pior que a morte.

Fonte: Elaine Henna, doutora em Ciências na área de Concentração em Psiquiatria pelo IPq-HC-FMUSP e assistente-doutora no Departamento de Saúde Coletiva e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP (onde também atua como supervisora do Programa de Residência Médica em Psiquiatria).

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva