Psicologia transpessoal: o que é, como funciona e benefícios

Bem-estar Equilíbrio
27 de Julho, 2023
Psicologia transpessoal: o que é, como funciona e benefícios

A psicologia transpessoal é um método que tem como base trabalhar e desenvolver os aspectos espirituais do ser humano. Desenvolvida pelo psicólogo Abraham Maslow, em 1970, visa explorar o crescimento, ajudando a descobrir a essência de cada um. Dessa maneira, de modo humanista, utilizam-se formas de intervenção para encontrar a essência que existe além do nosso ego. 

Assim, a metodologia usada para conduzir a psicologia transpessoal se refere a uma combinação de tradições espirituais – especialmente o budismo – que são integradas com elementos da psicologia contemporânea.

No entanto, vale reforçar que essa técnica não tem base científica, apenas religiosa. Nesse sentido, esse tipo de prática, que utiliza de doutrinas religiosas e de crenças espirituais em psicoterapia, não são permitidas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo (Art. 2º, §b). 

Leia também: Psicologia junguiana: O que é e como funciona

Como funciona?

Não existe uma diretriz específica para os especialistas seguirem. Sendo assim, cada um segue um modelo diferente para esse processo terapêutico. As áreas chaves que a psicologia transpessoal abrange são: a psicologia que está além do ego, a psicologia transformadora e a psicologia integrativa, também conhecida como holística.

Portanto, os terapeutas transpessoais podem se basear nesses tipos de técnicas. Desse modo, o objetivo é que as técnicas utilizadas correspondam às necessidades dos pacientes e se mostrem eficazes e positivas.

Os métodos mais utilizados ​ incluem: atividades de consciência corporal, escrita terapêutica, exercícios de respiração, musicoterapia, visualização guiada, meditação, ioga, hipnose, regressão, entre outros.

Leia também: Psicologia Positiva: O que é quais são os benefícios

terapia-online-zenklub
Cuide da sua saúde mental com o Zenklub Plataforma conecta o usuário a profissionais da área e oferece uma série de conteúdos exclusivos. Veja as vantagens!

Benefícios

Assim como outras terapias, a psicologia transpessoal também pode trazer benefícios que irão impactar positivamente sua saúde e bem-estar.

  • Autoconhecimento: O autoconhecimento é um fator adquirido nessa terapia, o que fará com que o paciente compreenda a si mesmo com mais facilidade. Ademais, isso também resulta em um otimismo maior.
  • Aceitação: O entendimento adquirido nas sessõe permite a aceitação. Consequentemente, uma maior facilidade de conquistar objetivos que você deseja.

Leia também: Terapia lacaniana: O que é e como funciona

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

ator Cauã Reymond segurando um garfo e uma faca e usando um babador
Alimentação Bem-estar

Cauã Reymond mostra jantar saudável com sopa, frango e legumes

Ator compartilhou em suas redes socais o que comeu na noite de Dia dos Namorados (12/06). Confira o jantar de Cauã Reymond

personal ajudando aluno a fazer o exercício crucifixo inclinado na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inclinado: como fazer corretamente para evitar dores

A posição do banco no crucifixo inclinado faz com que o exercício enfatize bem os músculos do peitoral. Confira o passo a passo

criança nadando na piscina
Bem-estar Movimento

Crianças podem (e devem) fazer natação no inverno!

Prática deve ser contínua mesmo no frio, pois aumenta imunidade e o gasto calórico. Veja os benefícios da natação no inverno para as crianças!