Pronto para a folia? Veja o que levar na mochila
:format(webpp))
Revisado por Fernanda Lancellotti | CRN3 29223
Para aproveitar o carnaval com disposição e segurança, alguns itens fazem toda a diferença.
Com longas horas de folia, exposição ao sol, calor intenso e muita movimentação, escolher as roupas e produtos certos ajuda a evitar desconfortos e problemas de saúde ao longo dos dias de festa.
Garrafinha de água
Manter a hidratação é fundamental. Quando a ingestão de água não é suficiente, pode ocorrer desidratação, que causa sintomas como fadiga, tontura, boca seca, urina escura e até diminuição da função cognitiva — sinais que podem atrapalhar a diversão.
Ter uma garrafinha sempre à vista facilita o consumo ao longo do dia, ajuda a lembrar de dar goles com mais frequência e evita a necessidade de procurar pontos de venda durante a folia.
Lanches rápidos para energia
Frutas frescas são opções leves, nutritivas e de fácil digestão. Banana, maçã e uva fornecem energia de forma natural e são práticas para consumir entre um bloco e outro.
Snacks saudáveis, como castanhas, nozes e barras de cereais, também ajudam a manter a saciedade sem pesar no estômago.
As barrinhas de cereais são opções práticas e leves também. É importante escolher com atenção: evite aquelas com gordura trans, excesso de açúcar, chocolate ou flocos de arroz branco, por exemplo.
Prefira opções mais naturais, com cereais integrais, fibras, carboidratos complexos e gorduras boas.
Protetor solar
Os fotoprotetores são essenciais para prevenir os danos causados pela exposição solar, como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer da pele.
O ideal é optar por um protetor de amplo espectro, com proteção contra os raios UVA e UVB, que não seja irritante e tenha alguma resistência à água.
O FPS também deve ser observado: produtos com FPS 30 ou maior oferecem alta proteção contra a radiação UVB. Além disso, vale conferir a proteção contra os raios UVA, indicada nos rótulos.
Dica: o tipo de produto (gel, creme, loção ou spray) deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e o nível de transpiração durante a folia.
Hidratante
Os dias de bloquinho exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora.
Além de aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos e água de coco, é importante aplicar diariamente um bom hidratante para manter a quantidade adequada de água na pele.
A hidratação ajuda a preservar o viço, a beleza e a barreira de proteção cutânea, prevenindo ressecamento, descamação, irritações e infecções.
Dica: os hidratantes também devem ser escolhidos conforme o tipo de pele, lembrando que peles oleosas também precisam de hidratação, com produtos oil free e à base de água.
Roupas confortáveis e secas
O uso de roupas íntimas confortáveis e de tecidos respiráveis, como o algodão, é uma medida importante para prevenir a candidíase, uma infecção comum cujas queixas costumam aumentar durante o carnaval.
Dica:a higiene íntima é importante, mas sem excessos e sem o uso frequente de produtos perfumados. Você pode levar lenços umedecidos na bolsa!
A escolha do calçado também merece atenção: chinelos e rasteirinhas não protegem os pés, não oferecem amortecimento adequado e podem causar dores, tendinites e até fraturas por estresse.
Contar com curativos na bolsa é uma ótima opção para evitar machucados e reduzir alguns desconfortos.
Além disso, essas opções também não protegem contra objetos cortantes ou pisões em meio à multidão.
Repelente
O uso de repelentes tópicos é uma medida importante para a prevenção de doenças como dengue, chikungunya e zika. Esses produtos devem ser aplicados diretamente na pele, seguindo sempre as orientações do rótulo.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), não há restrição ao uso desses produtos por gestantes, desde que estejam devidamente registrados. Já para crianças, é necessário atenção à composição e à forma de aplicação, respeitando as recomendações de idade, concentração e número de aplicações diárias.
Ingredientes como icaridina, IR3535 e óleos essenciais, como a citronela, são utilizados em produtos disponíveis no Brasil e reconhecidos dentro das normas regulatórias.
Importante: lembre-se da ordem correta de aplicação. Primeiro o hidratante, depois o protetor e por fim o repelente. Na hora de memorizar, pense que essa ordem é alfabética:o H vem primeiro que o P e depois o R.
Referências bibliográficas
Sociedade Brasileira de Dermatologia
BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Dengue: sintomas, prevenção e tratamentos.
BRASIL. Ministério da Saúde. Repelentes.

:format(webpp))