Dicas para evitar a procrastinação na pandemia

Bem-estar Equilíbrio
13 de Julho, 2021
Dicas para evitar a procrastinação na pandemia

A pandemia de Covid-19 gerou diversas mudanças na rotina das pessoas. Por isso, se acostumar com o novo estilo de vida foi e está sendo uma tarefa um pouco complicada para alguns. Como resultado, a saúde mental também sofreu negativamente e surgiram problemas como estresse excessivo, ansiedade e depressão. Esses sintomas contribuem para a procrastinação ser ainda maior na pandemia.

Mas, o que acontece quando você procrastina?

A procrastinação na pandemia e o cérebro

Muitas partes do nosso cérebro estão envolvidas no ato de procrastinar. O sistema límbico, por exemplo, é um conjunto de estruturas cerebrais relacionado aos nossos hábitos comportamentais. Essencialmente, essa região gera uma espécie de “lente emocional” em nossas experiências diárias de vida. 

Sendo assim, se você tiver que escolher entre assistir à Netflix e ligar para o seu médico para marcar uma consulta, o seu sistema límbico pode convencê-lo de que assistir à Netflix talvez seja mais divertido e menos angustiante. 

O seu sistema límbico pode incentivá-lo a escolher algo mais simples e gratificante. Ele pode fazer com que um agendamento de consulta pelo telefone pareça muito complexo, resultando na decisão de adiá-lo para mais tarde. Ainda, se você estiver com medo de sair de casa por causa da Covid-19, talvez você venha a adiar dia após dia as consultas médicas.

Leia também: Como melhorar o humor durante a pandemia de coronavírus

Mudança de comportamento

Antes da pandemia, as agendas e planejamentos diários ajudavam a manter tudo sob controle, garantindo que os objetivos específicos fossem atingidos e as tarefas, concluídas. Mas o isolamento social mudou a forma como nos organizávamos. Algumas pessoas, ao se pegarem trabalhando remotamente pela primeira vez na vida, notaram como é difícil separar o espaço de trabalho do espaço de descanso e relaxamento.

Isso acontece porque cérebro tem a tendência de associar as coisas, e é assim que os hábitos são formados. Se você associar o seu quarto ao ato de dormir, cairá no sono com mais facilidade quando for para a cama. Da mesma forma, se você tem um trabalho estressante e está trabalhando em casa, você provavelmente deve ter relacionado o sentimento de estresse com a própria casa ou com a sala onde trabalha remotamente.

Tudo isso pode provocar a procrastinação, pois você pensa da seguinte forma: “vou beber uma xícara de café, depois eu termino o projeto.” Isso pode acontecer também na forma de “procrastinação produtiva”, que é quando você evita uma tarefa para concluir outra. “Primeiro eu vou limpar o ambiente, depois eu cuido do projeto .”

Como superar a procrastinação na pandemia?

Em primeiro lugar, você pode começar fazendo as seguintes perguntas a si mesmo(a) com o intuito de descobrir o que está causando a procrastinação na pandemia:

  • Quais são as tarefas que você precisa concluir e quais são os prazos? Crie uma lista com todos eles;
  • Quais são as tarefas prioritárias? Monte uma escala de prioridade que vai do 1 ao 10 — sendo 1 a tarefa prioritária e 10 a que pode esperar;
  • Quanto tempo cada tarefa levará para ser concluída?;
  • Quando você pode colocá-las na sua agenda?

Além disso, siga as dicas a seguir:

Fique atento a como você se sente

Pensamentos, sentimentos e comportamentos têm relação entre si. Perceba como você está se sentindo e quais são os pensamentos que estão causando essas sensações. Por exemplo, se você estiver se sentindo ansioso, explore as camadas mais profundas de seus pensamentos e emoções para saber por que você está assim. Inicialmente, pode ser difícil identificar essas questões, mas, com o tempo, será mais fácil nomear e acalmar a mente.

Em seguida, veja a lista de tarefas que você precisa concluir, como marcar uma consulta médica, ir ao supermercado ou buscar seus medicamentos na farmácia. Escolha a tarefa classificada como prioridade máxima e tente dividi-la em tarefas menores.

Muitas vezes, a procrastinação na pandemia faz você pensar que seus objetivos são inatingíveis, e que não serão concluídos. Ou, então, que levarão um tempo considerável para serem finalizados. Ao dividir as tarefas em atividades menores, você perceberá que nada era tão difícil quanto parecia.

Estime o tempo que você deseja dedicar para essas pequenas tarefas. O planejamento é outro fator importante para vencer a procrastinação na pandemia.

A próxima etapa é a mais difícil: iniciar. Vencer a procrastinação é se esforçar para iniciar alguma coisa, não importa quão pequena ela seja. Se você precisa se exercitar, por exemplo, mas tem receio de começar, comece fazendo uma caminhada de 10 minutos. Isso é muito tempo? Que tal cinco minutos? Lembre-se: comece aos poucos.

Leia também: O poder da afirmação para a saúde mental na pandemia

Trabalhe com um parceiro

Dividir responsabilidades é fundamental. Por isso, trabalhe com um membro da família, amigo ou colega de trabalho, e cooperem entre si. Entre em contato com essa pessoa todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana. Um parceiro pode oferecer apoio se você começar a se sentir desencorajado.

Além disso, tente deixar as redes sociais de lado enquanto trabalha. Desse modo, as suas pausas serão mais significativas e restauradoras. Peste atenção no seu corpo e não tenha medo de dizer não quando for pressionado a trabalhar mais. Procure estabelecer limites saudáveis para si mesmo(a).

Crie uma rotina para evitar a procrastinação na pandemia

Estabelecer horários fixos de trabalho pode ajudar. Comece todos os dias na mesma hora, mesmo que o supervisor não esteja observando. Vista-se como se estivesse indo para o escritório. Adicione pequenas pausas para cuidar da saúde, como uma curta caminhada, um alongamento, yoga ou respirações profundas para relaxar.

Seja gentil consigo mesmo

Somos seres humanos, e não robôs, por isso erramos. Falhar uma vez ou outra não quer dizer que falharemos o tempo todo. Se acontecer com você, continue tentando, pense positivamente e use o diálogo interno positivo para se sentir encorajado a alcançar os seus objetivos.

Ademais, estudos apontam que a consciência plena e a autocompaixão podem ajudar com a procrastinação na pandemia. Essas práticas têm a ver com a superação de emoções negativas. As pessoas capazes de reconhecer os seus próprios defeitos e de perdoar a si mesmos tendem a procrastinar menos.

Fonte: Mayo Clinic

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!