Primeira gravidez: quais são os principais cuidados?

Gravidez e maternidade Saúde
29 de Novembro, 2023
Primeira gravidez: quais são os principais cuidados?

Ser mãe de primeira viagem traz diversos desafios e dúvidas. Então, para auxiliar as gestantes a vivenciar essa fase de múltiplas emoções de forma saudável e segura, veja os principais cuidados durante a primeira gravidez.

Leia mais: 7 produtos que ajudam a mulher na gravidez e no puerpério

Primeiros sinais de gestação

Primeiramente, o que indica uma possível gravidez é o atraso da menstruação. Em seguida, surgem os enjoos, aumento de apetite e maior sensibilidade nos seios.

“Não existe menstruação na gravidez. Pode haver sangramento inicial por conta da nidação – processo de implantação do óvulo no útero. Por isso, deve haver acompanhamento. Mal-estar, sonolência, náuseas e vômitos são os sintomas mais comuns na gravidez, principalmente no primeiro trimestre”, aponta a Dra. Gabriela Caixeta, ginecologista e obstetra.

Primeira gravidez: cuidados principais

Constatada a gravidez pelo médico, inicia-se uma nova fase de cuidados, em que é essencial o acompanhamento da equipe de saúde durante todo o pré-natal. Entre os pontos de atenção estão a alimentação, o acompanhamento nutricional e ter uma rotina para a prevenção de complicações.

“As gestantes devem realizar exercício físico adaptado, pois podem existir algumas restrições, dependendo do caso. Pacientes com pré-eclâmpsia, por exemplo, devem evitar exercícios aeróbicos. A relação sexual é liberada se, na avaliação médica, não houver contraindicação, como placenta prévia, por exemplo. Deve haver equilíbrio e diversidade na alimentação, evitando alimentos crus e malpassados”, explica a médica.

Entre as recomendações da especialista também estão o uso de meias de compressão e drenagem linfática, especialmente para amenizar os edemas e o ganho de peso a partir do terceiro trimestre.

Ela também traz como dica para as gestantes buscar conhecimento qualificado sobre o momento do trabalho de parto. “Vale estudar, com embasamento científico, os períodos do trabalho de parto, o que auxilia na condução e o que não deve ser feito ou aceito durante o trabalho de parto.”, conclui a Dra. Gabriela Caixeta.

Fonte: Dra. Gabriela Caixeta, Ginecologista e obstetra da Meu Doutor Novamed.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças