Pré-treino: quanto tempo dura o efeito no organismo

Bem-estar Movimento
18 de Maio, 2022
Pré-treino: quanto tempo dura o efeito no organismo

Se você começou a treinar e o seu objetivo é ganhar massa muscular, provavelmente já ouviu falar do pré-treino. Mas existem diversas dúvidas sobre o tema, uma delas é quanto tempo dura o efeito deste suplemento no organismo.

O que é pré-treino?

O pré-treino é um suplemento que deve ser consumido antes do treino. Dessa maneira, o objetivo principal é garantir ao atleta mais força e disposição para os treinos, aumentando a resistência e dando mais energia.

Porém, os pré-treinos não são indicados apenas para quem frequenta a academia. Os atletas podem utilizá-lo para realizar qualquer tipo de esporte que exija esforço físico.

A cafeína, por exemplo, é um ótimo pré-treino, pois estimula o sistema nervoso, que sinaliza as células adiposas para quebrar a gordura. Assim, os ácidos graxos livres estão disponíveis para agir como combustível. Pelo fato de a substância aumentar a adrenalina no sangue, a disposição e dedicação para treinar também aumentam.

Tomar cafeína também contribui para a força muscular e a queima de gordura. Além disso, diminui a fadiga no pós treino, ou seja, o cansaço e exaustão muscular depois dos exercícios físicos.

Leia também: Cafeína pré-treino melhora o rendimento físico?

Quanto tempo dura o efeito no organismo?

Antes de mais nada, para tomar o pré-treino, é necessário realizar exames para descartar qualquer tipo de problema. Além, é claro, da indicação de um profissional. Isso porque esse tipo de suplementação pode causar efeitos colaterais como taquicardia, alterações na pressão arterial, entre outros.

Os pré-treinos começam a fazer efeito com cerca de 30 minutos. Contudo, isso depende de fatores como os ingredientes do suplemento e o metabolismo e intolerância a estimulantes do atleta. 

Geralmente, o suplemento permanece no organismo de 4 a 6 horas. Mas a cafeína pode agir de forma diferente em algumas pessoas, estendendo o tempo de ação para 6 a 9 horas.

Referência: FAQ-ANS.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente