Politraumatismo: entenda o quadro de saúde do ator Kayky Brito
O ator Kayky Brito, de 34 anos, sofreu um politraumatismo depois de ser atropelado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital particular Copa D’Or, em Copacabana. Logo após o acidente, ele recebeu os primeiros atendimentos no Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon. De acordo com o hospital, o estado de saúde do ator é grave.
Kayke foi atingido por um carro de passeio ao atravessar a Avenida Lúcio Costa, na altura do número 4700, por volta da 1 hora da manhã. Uma investigação policial está em andamento. “O motorista fez exame de alcoolemia, cujo resultado deu negativo”, afirmou a Polícia Civil do Rio de Janeiro. Entenda mais sobre a condição de Kayke.
Leia mais: Traumatismo craniano: o que é, quais são as causas e tratamentos
O que é politraumatismo?
O politraumatismo é uma condição médica em que uma pessoa sofre múltiplas lesões ou ferimentos graves em diferentes partes do corpo como resultado de um evento traumático. Por exemplo, o atropelamento de Kayky Brito ou outros acidentes. Essas lesões podem envolver órgãos internos, ossos, músculos, tecidos moles, nervos e vasos sanguíneos.
Nesse sentido, trata-se de uma situação médica séria e pode ser potencialmente fatal, dependendo da gravidade das lesões e da rapidez com que a vítima recebe atendimento médico. Por isso, muitas vezes, requer cuidados de emergência imediatos, e o tratamento pode ocorrer em unidades de trauma em hospitais especializados.
Sintomas e tratamento
Os sintomas do politraumatismo podem variar amplamente, dependendo das lesões específicas envolvidas, mas podem incluir dor intensa, dificuldade respiratória, hemorragias, fraturas ósseas, contusões e lesões na cabeça, por exemplo. O tratamento é multidisciplinar e pode, inclusive, envolver cirurgia, cuidados intensivos, reabilitação e terapia física, dependendo das necessidades individuais do paciente.
Referência: Sociedade Brasileira do Trauma Ortopédico.