Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento
O polichinelo é um exercício físico muito comum, especialmente nas aulas de educação física da escola. De fácil acesso, é ideal para quem não tem tempo ou apenas não gosta de ir à academia. O exercício pode trazer diversos benefícios para a saúde, pois trabalha a resistência muscular e a resistência cardiovascular. Assim, faz diferentes partes do corpo se movimentarem de uma maneira rápida, o que também contribui com a queima calórica. Além disso, ele costuma ser usado para alongar e aquecer os músculos dos membros, braços e pernas no início de um treino cardiorrespiratório.
Contudo, embora você possa fazer polichinelos em qualquer momento, eles são mais comuns nos aquecimentos. Isso porque alonga e aquece os músculos, o que é fundamental para iniciar um treinamento físico. Além disso, para realizar o movimento é necessário estar atento aos joelhos, evitar esforços e respeitar suas limitações.
Leia mais: Alongamento: tipos, benefícios e como praticar
Benefícios do polichinelo
- Fácil de realizar, pois não exige o uso de equipamentos
- Trabalha o corpo todo
- Melhora a coordenação motora
- Contribui para a saúde do coração
- Queima calorias
Leia também: Cronologia: O que acontece com o corpo quando você começa a treinar
Como fazer
- Para iniciar, mantenha-se numa posição ereta, com as pernas juntas e as mãos estendidas ao longo do corpo
- Depois, salte do mesmo lugar onde você está, de modo que os braços acompanhem o movimento, elevando-os acima da cabeça onde as palmas devem se encostar uma na outra.
- Logo após, quando as pernas voltam a se encontrar depois de um pequeno salto, os braços também devem voltar à posição inicial. O movimento pode ser feito de maneira rápida, porém, os braços e pernas devem estar sincronizados.
- Lembre-se de estar com os pés posicionados corretamente e flexionar bem os joelhos durante o exercício.
Leia também: Cross Pilates: O que é e quais são os benefícios